O mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) contará com uma série de iniciativas lideradas pelo deputado estadual Kleber Rodrigues. A proposta do parlamentar é ampliar o debate público, fortalecer a inclusão e garantir que direitos já assegurados saiam do papel.
Ao longo de abril, o mandato vai apostar em uma campanha digital com linguagem acessível, levando informações sobre direitos, cuidados e orientações práticas para famílias atípicas. A ação acompanha o tema nacional de 2026, que destaca a importância do suporte na construção da autonomia das pessoas com autismo.
Nos municípios de Macaíba, Parnamirim, Monte Alegre, Taipu, Pureza e Passagem, a articulação com as prefeituras resultará na iluminação de prédios públicos na cor azul — símbolo mundial da causa — como forma de dar visibilidade ao tema e sensibilizar a população.
No campo institucional, o deputado também pretende reforçar o cumprimento da Lei nº 12.183/2025, de sua autoria. A norma assegura o direito de acompanhantes para pessoas com autismo e outras deficiências cognitivas durante internações em UTIs, UPAs e unidades vinculadas ao SUS. Para isso, está prevista uma agenda com o Conselho Regional de Medicina do RN, buscando o engajamento dos profissionais de saúde na efetivação da legislação.
Encerrando a programação, o mandato apoiará uma caminhada em Natal, fortalecendo a mobilização social e ampliando o alcance da pauta no estado.
