A hora e a vez da Polônia

Agora, as fronteiras da Ucrânia foram superadas pelas tropas russas. ED JONES/AFP - 28.4.2022

A Polônia está salva. As potências ocidentais prometem ao país total apoio caso sofra algum ataque de potência estrangeira. O governo local não tem condições de investir grandes somas para prover as Forças Armadas de equipamentos modernos para rechaçar um ataque de uma grande potência. Contudo, há no país um forte sentimento nacionalista que pode se traduzir em convocação militar e na formação de um exército poderoso pela defesa nacional.

Os poloneses aprendem com o passado, quando o país foi por diversas vezes retalhado entre as potências militares da época e partes do seu território perdidas permanentemente. O partido que está no poder garante que isso não vai mais acontecer e que o governo está vigilante nos movimentos dos que pretendem fragilizar a nação.

Eles avaliam que a conjuntura mundial não é favorável às nações menores, que investem pequena parte do PIB na defesa nacional. Mas, depois da crise que abalou o sistema capitalista mundial, sobraram poucas opções, não só para a Polônia, mas para a maioria dos países.

A geopolítica mundial se altera rapidamente, sobretudo na Europa. Nenhum dos tratados de paz do século 20 foi suficiente para satisfazer o desejo de nacionalidades de constituir os seus próprios países. Permanece uma quantidade significativa de povos com diferentes origens sob um mesmo Estado. Daí para os conflitos de ordem ética, cultural, religiosa é um passo.

R7