Advogados e líderes de facção são alvos de operação que investiga ataques de março no RN

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Forças de segurança deflagraram na manhã desta terça-feira (04) a Operação Favens, destinada a combater crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico. Cerca de 110 policiais cumpriram 26 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão.

As ações foram realizadas em Natal, Parnamirim e São José de Mipibu, no Rio Grande do Norte, além de Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba. De acordo com as forças de segurança, diversas contas bancárias foram bloqueadas judicialmente.

Entre os alvos da operação estão três advogados, além de líderes da facção criminosa, que são apontados como responsáveis por coordenar os ataques ocorridos no mês de março em vários municípios do Rio Grande do Norte. “Os investigados poderão responder por organização criminosa, tráfico de drogas e, se condenados, cumprir pena de até 23 anos de reclusão”, pontuou a Polícia Federal.

A ação é realizada no interesse de inquérito policial instaurado para apurar a autoria do “salve” durante os ataques de março, por meio do qual foi identificada a origem dessa comunicação, bem como a atuação de facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves através da utilização de advogados para levar e trazer informações dos apenados para além dos muros dos presídios. Também se identificou que a organização criminosa arrecadou dinheiro, combustível, armas, munições e até mesmo explosivos.

Participaram da operação a Polícia Federal, a Polícia Civil e a Polícia Militar, com apoio do Centro Integrado de Operação Aéreas (Ciopaer), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC-RN).

Portal da Tropical