Afinal, por que estão soltando animais nas ruas de “Caicó”? Quem são os donos?

A soltura de animais vem ocorrendo de maneira indiscriminada e dezenas de equinos são soltos nas ruas de Caicó a própria sorte por diversos motivos, irresponsabilidade, falta de punição pelos órgãos competentes, falta de empatia pelo próximo, amor aos animais são alguns deles.

Antes de soltar os animais em via pública, os donos deveria ter a consciência de que está cometendo um crime, locais da cidade são avariados, um bom exemplo é as praças e a ilha de Sant’Ana, local onde as famílias caicoenses buscam lazer com as crianças e idosos.

Vale lembrar aos donos de animais que, é consenso no “Direito brasileiro” que o dono ou detentor do animal responderá pelos danos causados por este, pois é sua obrigação cuidar do animal de modo que ele não possa causar nenhum tipo de problema a terceiros. Na hipótese de haver algum acidente, presume-se a omissão quanto aos cuidados necessários por parte do proprietário e sua responsabilização.

São vários os julgados acerca do tema e raramente se encontra decisão que favoreça o dono do animal nas circunstâncias aqui levantadas.

Animais soltos na Ilha de Sant’Ana em Caicó-RN. Foto: Reprodução

A prática de soltar animais nas ruas podem provocar acidentes automobilísticos sérios, crianças podem sofrer coices e mordidas.

É uma boa hora para a população de Caicó cobrar dos órgãos competentes uma resposta a esse descaso. O prefeito de Caicó,Dr. Tadeu, nas últimas semanas vem numa luta constante tentado resolver esse problema, mas infelizmente não basta “UM QUERER E DEZ NÃO”. E uma boa hora do Ministério Público, órgão de muito respeito e competência entrar no caso e olhar pelo caicoenses.

Uma solução para diminuir o grande número de abandonos de animais é a posse responsável, devendo a sociedade evitar esse problema.

Finalizo com um simples afirmação e uma pergunta.

Tanto animal sendo solto nas ruas de Caicó, tem caroço nesse angu!

Afinal, por que estão soltando animais nas ruas de “Caicó”? Quem são os donos?