Aliados de Lula querem indiciar Bolsonaro por 4 crimes na CPI do 8 de Janeiro

Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo.

As acusações levantadas pelo hacker Walter Delgatti Netto nesta quinta-feira, em depoimento à CPI de 8 de Janeiro, animaram integrantes da base do governo Lula, que planejam indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro por ao menos quatro crimes. As penas, somadas, podem chegar a 18 anos de prisão.

Segundo mapeamento feito por deputados e senadores, as acusações do hacker poderiam levar Bolsonaro a ser enquadrado nos crimes de golpe de Estado (por conta da simulação de fraude nas urnas para desestabilizar o pleito eleitoral, com pena de quatro a 12 anos de prisão) e escuta telefônica ilegal – devido aos supostos grampos clandestinos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com pena de dois a quatro anos.

Ao sugerir que o hacker assumisse falsamente a autoria do grampo contra Moraes, o ex-presidente da República também poderia ser indiciado por participação no crime de autoacusação falsa (artigo 314 do Código Penal), – com pena de três meses a dois anos.

Por último, a promessa de indulto ao hacker e a sinalização da prisão de juízes que agissem contra o próprio hacker podem levar ao quarto crime identificado por congressistas lulistas: a participação, por indução, no delito de “incitação ao crime” com pena de detenção, de três a seis meses.

Confira mais detalhes na matéria de Rafael Moraes Moura para a Coluna de Malu Gaspar, O Globo.