Alisson Jackson solicita parceria entre Caern e Prefeitura para viabilização de saneamento para Caicó

Foto: Divulgação

O vereador Alisson Jackson (PSDB) solicitou que a Prefeitura de Caicó realize um convênio com Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN). O objetivo da realização do saneamento básico em algumas ruas da zona Oeste do município, em especial nos setores que possuem galerias e esgotos a céu aberto.

Para quem não sabe, Caicó possui apenas 20 % das ruas saneadas, o que representa um déficit muito grande para a qualidade de vida população. Afinal, o saneamento básico é o conjunto de medidas para melhorar a vida e a saúde dos habitantes.

Segundo informações do Ministério das Cidades, 82,7% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, 48,3% da população têm acesso à coleta de esgoto e apenas 38,7% do esgoto do país é tratado.

Esse processo reflete nas taxas de mortalidade infantil, pois a falta de saneamento pode provocar a transmissão de doenças, contaminação de alimentos e de água, sendo que as crianças são as principais vítimas. A OMS estima que 6% de todas as doenças no mundo são causadas por consumo de água não tratada e pela falta de coleta de esgoto. Entre elas estão: hepatite A, febre tifoide, malária, diarreia, cólera, febre amarela, amebíase, dentre outras.