Alunos de escola do interior do RN ganham viagem e realizam sonho de conhecer Natal


Estudantes de 14 a 20 anos estudam na zona rural de Governador Dix-Sept Rosado. Viagem aconteceu nesta quinta-feira (14). Estudantes visitam Parque das Dunas, em Natal
Hildegard Mota/Redes Sociais
Um grupo de 18 estudantes da escola municipal Escola Municipal Antônia Lopes e Alves, que fica no Sítio Camurim, zona rural de Governador Dix-Sept Rosado, cidade do Oeste potiguar, realizou nesta quinta-feira (14) o sonho de conhecer Natal. Eles encararam uma viagem de 320 km até a capital do Rio Grande do Norte para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.
Eles saíram da cidade às 2h e retornaram às 22h. Natália Rocha, uma das estudantes, contou que nem dormiu durante a viagem. “Uma emoção tão grande saber que a gente iria vir até aqui. Um sonho realizado”, disse.
Durante a vinda a Natal os alunos, que têm de 14 a 20 anos, começaram as visitas ainda pela manhã, na Barreira do Inferno, que fica na Rota do Sol, na Grande Natal. Lá conheceram o museu do local e assistiram a uma palestra.
Ao conhecer a Arena das Dunas, estudantes fizeram uma visita guiada pelo estádio
Hildegard Mota/Redes Sociais
Em seguida, conheceram a Arena das Dunas, estádio que recebeu jogos da Copa do Mundo de 2014. Para Francisco Ruan, também aluno, a viagem foi um momento marcante. “Nunca tinha visto um estádio de perto”, comentou.
No próximo destino, o grupo almoçou no Sesc da Cidade Alta, no centro de Natal, e conheceu a biblioteca do local. Eles encerraram o tour pela cidade conhecendo o Parque das Dunas e o museu que fica nos fundos do Parque.
Professora desfruta da visita ao lado de alunas
Redes Sociais
Hildegard Mota, diretora da escola e idealizadora da viagem, disse que todos foram muito bem recebidos em Natal. “Os alunos são todos alunos da zona rural, nunca visitaram a capital. Há um contexto social de inclusão [com essa viagem]”, comentou.
A professora acredita que a viagem serve de incentivo aos estudantes que são da zona rural e possuem uma realidade diferente. “Chegar ao 9º ano para muitos é algo simples. Mas em uma zona rural é algo maravilhoso”, comemorou. Ela acrescentou que
Além dos alunos, também participaram da viagem uma assistente de serviços gerais e um estagiário da escola. Os dois não conheciam Natal.
A história começou com a ideia da professora de premiar os alunos do 9º ano da escola que tivessem as melhores notas e bom comportamento. Como a maioria dos alunos nunca tinha vindo a Natal, sugeriu uma viagem para todos os 18 alunos da turma. A ideia foi bem recebida e a viagem realizada às vésperas do feriado da Proclamação da República.