Álvaro Dias se reúne com ministros em busca de recursos para obras em Natal

Divulgação/Secom

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, cumpre nesta terça-feira (01) uma extensa agenda em Brasília, tratando de diversas demandas relacionadas ao Município. Durante a manhã, ele se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para solicitar agilidade na liberação dos recursos para a construção do Hospital Público Municipal, bem como para buscar mais recursos, insumos, materiais e vacinas para ampliar o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus na cidade. O prefeito também teve audiência com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

No encontro, o ministro da Saúde reiterou o compromisso do governo federal em atender as solicitações da Prefeitura de Natal e se comprometeu a agilizar as tratativas dentro do MS para que os investimentos previstos para a construção do Hospital Municipal cheguem à capital potiguar. 

“O sonho da construção do Hospital Público Municipal está mais próximo. É com esse sentimento que saio desta reunião. O ministro Marcelo Queiroga mostrou muita sensibilidade e tenho a plena convicção de que os recursos serão liberados brevemente. Além disso, também saímos otimistas em relação às solicitações relacionadas ao combate à pandemia. Precisamos reforçar nossa rede de atendimento e estamos no limite dos nossos recursos. Por isso, precisamos do suporte do governo federal”, disse Álvaro Dias, que está na capital federal acompanhado da secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, do diretor-presidente da Arsban (Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Natal), Rossini Fernandes, e dos consultores do Município, Genildo Pereira e Esdras Alves. 

O projeto para a construção do Hospital elaborado pela Prefeitura está orçado em R$ 100 milhões. Uma emenda coletiva da bancada parlamentar do Rio Grande do Norte no valor de R$ 26 milhões já foi encartada ao Orçamento Geral da União para execução da obra. A Prefeitura busca junto ao governo federal o restante dos recursos. 

O Hospital Municipal de Natal deverá ser construído em um terreno próprio, com 17.976,92m², situado em quadra definida pela Av. Omar O’Grady, Av. dos Xavantes e Rua Lago da Pedra, bairro Pitimbu. 

A unidade vai se destinar ao atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal com uma população de mais de 800 mil habitantes, podendo abranger usuários do SUS de outros municípios do Rio Grande do Norte com as devidas pactuações que o sistema de saúde prevê.

As linhas de atenção planejadas para o hospital preveem atendimentos referenciados a pacientes adultos clínicos para internação hospitalar e cirúrgicos para cirurgias programadas (eletivas), além de atendimento de urgência 24h a pacientes adultos e pediátricos com traumas ortopédicos de baixa complexidade e atendimentos ginecológicos e obstétricos para gestantes de risco habitual e alto risco.

Ministério do Desenvolvimento Regional

Ainda em Brasília, o prefeito Álvaro Dias também se reuniu com o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Em pauta, a ampliação da parceria entre as gestões municipal e federal na execução de investimentos em todas as regiões da cidade.

“A Prefeitura tem encontrado no Ministério do Desenvolvimento Regional um parceiro de primeira hora. Destaco aqui o empenho do ministro Rogério Marinho no atendimento às nossas demandas. Estamos executando obras estruturantes por toda Natal, como o túnel de macrodrenagem da Arena das Dunas, as obras de saneamento integrado em mais de 300 ruas na Zona Norte, bem como os serviços de drenagem e pavimentação do bairro Planalto. Solicitamos a liberação de recursos para agilizarmos os trabalhos em andamento, como também tratamos de outros projetos que estamos estudando implementar”, destacou o prefeito.