Animação: Detroit comanda 7ª edição do Bloco A Banda no Polo Ponta Negra

Foto: Divulgação

Completando 40 anos de existência em 2024, uma banda potiguar de destaque, que estreou nos anos 80 acompanhando lendas como Armandinho, Dodô e Osmar e segue fazendo sucesso, Detroit já está com os ensaios a todo vapor para a sétima edição do Bloco A Banda. A festa acontecerá na terça-feira (13/02) do Carnaval de Natal, no Polo Ponta Negra, com patrocínio da Prefeitura do Natal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, Unimed Natal, Governo do Estado, através da Lei de Incentivo à Cultura Câmara Cascudo, e Centpar – Central de Parafusos.

O evento gratuito acontece no formato de bloco de rua puxando os foliões pelas ruas. A banda Detroit se apresenta em cima de um pranchão (um trio elétrico de porte médio, cujo palco está localizado na parte inferior, bem perto do público). A folia é no ritmo de marchinhas e frevos potiguares que marcaram gerações nos carnavais de rua e de clube na capital nas últimas décadas. A concentração acontece por volta das 17h ao lado da Faculdade Estácio de Sá, na marginal da Avenida Roberto Freire (próximo ao Praia Shopping), com saída às 18h em direção à Praça Ecológica, na Av. Praia de Ponta Negra.

“Temos um repertório genuinamente potiguar, que traz as boas lembranças de quem viveu os sucessos locais e gosta de viver o melhor do Carnaval de Natal e estamos preparando uma festa linda”, destaca o músico Munir Faraj, líder do grupo. Já seu filho, Munir Neto, enfatiza que a banda reúne velha e nova geração de músicos e mescla as tradicionais canções com arranjos atuais, conferindo aos hits da banda a pegada moderna que atrai novos públicos com repertório eletrizado. 

No “A Banda”, os foliões curtirão composições que marcam a folia local em versões atualizadas. Um exemplo é “Alegres Meninos”, hino oficial do saudoso bloco “Meninões”, cujo refrão dizia “Lindas criaturas, em busca de aventuras/Sacodem, agitam, enterram, antigos tabus/Que os corpos se abraçam e se beijam suados e nus/É genial revirar Natal no carnaval…”. A empresária Iara Faraj destaca: “Agradecemos a Prefeitura e Governo, além dos demais patrocinadores que incentivam a produção local. Contamos com a participação de todos que apreciam boa música e valorizam a identidade musical potiguar”.

HISTÓRICO 

A Banda Detroit estreou em 1984 com a formação Munir Faraj (contrabaixo e voz), Wallid (guitarra), Marcelo (guitarra e voz) e Fernando (bateria). Hoje, a banda conta com Munir Faraj, seu filho Munir Neto e músicos convidados. É a banda potiguar que primeiro registrou em disco os hinos de blocos alegóricos como “Meninões”, “Jardim de Infância”, “Ressaka”, “Bakulejo”, Saca-Rolha, Puxa-Saco, Kuxixo e muitos outros blocos de época. Seu repertório privilegia compositores locais como Babal, Carlos Castim, Delio Miranda, Leonardo Cavalcanti.