Apesar de ser liberada, Ayrton Senna ainda corre risco de novos alagamentos

Foto: Alex Régis

Após 11 dias de interdição, as avenidas Ayrton Senna e das Alagoas foram liberadas, nessa quinta-feira (14), para o tráfego de veículos. De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana, as pistas ainda têm água acumulada, porém não representam riscos para os veículos.

Apesar disso, aquela área da cidade ainda inspira preocupação. Segundo a Secretaria de Infraestrutura, novos alagamentos podem ocorrer, a depender do volume de chuvas, e o problema só será resolvido com a construção de uma adutora.

O problema principal, segundo o secretário de infraestrutura Carlson Gomes, é a falta de uma bacia hidrográfica que consiga escoar e transportar corretamente a água daquele local para outro ponto da cidade. O lençol freático da lagoa está encharcado. Com isso, a água não consegue ser infiltrada pelo solo.

“Para resolver o problema definitivo, é só fazer uma nova adutora para uma nova bacia. Só que por ali por perto não temos bacia disponível para colocar essa água”, disse Gomes. De acordo com o titular da Seinfra, “todos esse lençol tem um nível de água além do limite”.

Atualmente, a lagoa de captação de Neópolis tem duas bombas operando para retirar a água, mas a medida não resolve o problema de vez, segundo Carlson Gomes.”É uma coisa que não depende de bomba. Se eu colocasse mais bombas lá, a bomba estaria tirando a água e ela voltando pro mesmo lençol”.

Por isso, para o titular da Seinfra, “com uma nova chuva grande” os alagamentos podem retornar.

Tribuna do Norte