Artigo: Pandemia X Escola

0

O ano de 2020 nos trouxe um desafio muito grande. Estamos sofrendo diversas adaptações, desde um “simples” não abraçar, usar máscara e álcool frequentemente, até o fechamento temporário do comércio e instituições. Todos precisaram se reinventar e buscar novas estratégias para melhor se adequar á esta situação.

As instituições educacionais tiveram que substituir suas metodologias tradicionais de ensino pelas aulas remotas (online). O quadro foi substituído por computadores e os professores que são influenciadores nato, se tornaram “blogueiros educacionais”.

Mas, até que ponto essas mudanças estão sendo positivas?
O meu filho vai aprender com essas aulas remotas?
Esse ano está sendo um ano perdido no quesito ensino?
Estes são alguns dos questionamentos que escuto frequentemente.

Vamos lembrar à pouco mais de 100 anos o mundo viveu uma pandemia, e não foi possível tais adequações, pois não se tinha a tecnologia que temos hoje. As aulas remotas é uma excelente alternativa para amenizar os danos e prejuízos que um ano parado no ensino possa trazer para as crianças e adolescentes. Aproveitar a janela de aprendizagem na qual os estudantes se encontram é uma forma de não perder e sim continuar os processos de aprendizagem.

Para otimizar estes processos de aprendizagem, segue algumas dicas:

  • Para crianças menores de 8 anos
    . As crianças menores que 8 anos precisam de um grande suporte dos responsáveis, para que elas mantenham a rotina de aprendizagem, acompanhe as aulas e tenham auxílio nas tarefas escolares.
  • Crianças/adolescentes:
  • Manter a rotina de assistir todos os dias as aulas (online), estar sempre com as atividades escolares em dia, revisar os conteúdos com frequência é o diferencial para que os processos de aprendizagem aconteçam. Isso tudo que estamos vivendo é uma fase, vai passar. Vamos nos adaptar da melhor maneira possível.

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta as mudanças.” (Leon C. Megginson)

Por : Nataly Correia

-Neuropsicopedagoga
(84) 99943-1544

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui