Bairro das Rocas sediou a 3ª edição do programa Participa Natal

Créditos: Joana Lima

O bairro das Rocas, zona leste, foi o palco da terceira edição do ano do programa Participa Natal. Neste sábado (23), a Prefeitura transferiu todos os seus serviços para prestar atendimento para as pessoas da comunidade e adjacências. Além dos serviços ofertados, as secretarias também ouviram as demandas dos moradores para aprimorarem a gestão municipal. Mais de 4.500 atendimentos foram realizados na Escola Municipal Henrique Castriciano. O prefeito Álvaro Dias acompanhou mais uma edição do evento ao lado da primeira-dama, Amanda Dias, e da secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, coordenadora do programa.

Álvaro Dias destacou a importância do projeto para a sociedade. “Estamos trazendo vários serviços importantes da prefeitura para este bairro. Temos médicos, dentistas, serviços de vacinação, orientação pedagógica, palestras educativas sobre trânsito e uma série de questões que interessam à população. Nossa intenção é aproximar a prefeitura da população, dando mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

Apenas no bairro das Rocas, a Prefeitura já investiu na reforma do Centro Comercial do Maruim, no Hospital dos Pescadores, que foi ampliado e acrescido de novos serviços, realização de uma megaoperação de “tapa buracos”, e agora buscando parceria público-privada para revitalizar o Mercado das Rocas, que está em funcionamento, mas que necessita de melhorias para dar mais condições de trabalho e comercialização do local.


A secretária de Planejamento, Joanna Guerra, contou que por 30 dias a equipe da prefeitura se estabeleceu no local trabalhando para atender as demandas reprimidas. “Estamos aqui no bairro das Rocas planejando essa ação há pelo menos 30 dias. Visitando a escola, conversando com diretores, pais de alunos, moradores, fazendo um trabalho detalhado para diminuir a demanda reprimida que ficou desde a época da pandemia. Essa é a terceira edição do Participa Natal deste ano, e os resultados são satisfatórios. O projeto foi idealizado pelo prefeito Álvaro Dias que faz questão de coordenar as ações”, disse.

Durante a ação deste sábado, foram atendidos moradores das Rocas, Praia do Meio, Brasília Teimosa, Areia Preta e adjacências. Todos tiveram atendimento de qualidade realizado. A moradora Fátima de Souza, 68 anos, realizou exame de mamografia e se emocionou com o resultado. “Eu estava sem dormir faz tempo, precisando fazer esse exame, pensando que tinha alguma coisa no meu peito. Graças a vocês fiz o exame e deu tudo certo, estou tranquila”, disse emocionada.

Os bairros de Pajuçara, na Zona Norte, e Planalto, na Zona Oeste, foram os primeiros a receber o Participa Natal este ano, registrando mais de 12.800 atendimentos.


Parceiros e apoiadores do Participa Natal nos Bairros: Fecomércio-RN (SESC e SENAC), OAB-RN, SEBRAE-RN, INSS, Instituto Atena, CDL Natal, Faculdade Estácio Natal, UNP, Drogaria Santa Fé, Fribom Picolés e Sorvetes, Projeto Odonto Levando Sorriso, Escola de Enfermagem Menino Jesus, COSERN, CAERN, UNI-RN, Natal Óticas, GRT8 Inovações e Negócios, ABAPED e Instituto Mix.

Secretarias municipais envolvidas com o projeto: Governo – SMG, Planejamento- SEMPLA, Comunicação – SECOM, Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, Ouvidoria, Saúde – SMS, Centro de Zoonoses, Educação – SME, Cultura – SECULT/FUNCARTE, Serviços Urbanos – SEMSUR, Mobilidade Urbana – STTU, Infraestrutura – SEINFRA, Habitação e Regularização Fundiária – SEHARPE, Defesa do Consumidor – PROCON, Esporte e Lazer – SEL, Meio Ambiente e Urbanismo – SEMURB, Política para as Mulheres – SEMUL, Saneamento Básico – ARSBAN, Limpeza – URBANA, Projetos Especiais – SEGEPE, Projeto Planta Natal e Guarda Municipal.