Balanço das ações de combate ao COVID 19 no RN é apresentado em reunião virtual

Balanço das ações de combate ao COVID 19 no RN é apresentado em reunião virtual. Foto/divulgação

A reunião teve a presença da governadora Fátima Bezerra junto aos representantes do Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Assembléia Legislativa do RN e Defensoria Pública do Estado, além de representantes das secretarias do RN.

Na noite desta quarta-feira (26), foi apresentado em reunião virtual o balanço dos dados do enfrentamento à Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, representantes do Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Trabalho, Assembléia Legislativa do RN e Defensoria Pública do Estado. Estiveram presentes também Aldemir Freire, secretário de Planejamento, Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil, Carlos Eduardo Xavier, secretário de Tributação e Maura Sobreira, representando a Secretaria de Estado de Saúde (SESAP).

O cenário epidemiológico tem como respaldo, a obtenção dos dados diários dos casos confirmados, suspeitos e descartados, além dos óbitos confirmados, em investigação e os dados dos pacientes confirmados recuperados. Os dados têm como fonte o fluxo de atendimentos aos pacientes, desde a entrada, permanência, até a saída do paciente das UTIS críticas e clínicas, além da parceria com os laboratórios: Lacen/RN e laboratórios privados.

De acordo com os dados da sala de regulação do Laboratório de Inovação, Tecnologia e Saúde (LAIS-UFRN), o Estado chegou a atingir 100% da ocupação dos leitos durante a pandemia, porém hoje a taxa de ocupação dos leitos críticos está com 41,55% e foi computado apenas 01 óbito nas últimas 24 horas.

A taxa de ocupação por Região é de 42,2% na região metropolitana, 49,3% na região Oeste e 54,29% no Seridó. Neste cálculo da taxa de ocupação de leitos críticos são desconsiderados os leitos bloqueados, destaca-se que o total de leitos bloqueados varia durante o dia.
O Rio Grande do Norte tem hoje 60.892 casos confirmados de Covid-19, 25.753 suspeitos e 111.162 descartados
No dia 26 de agosto, foram confirmados: 2217 óbitos, sendo 1 nas últimas 24h. Estão em investigação 235 óbitos e 479 descartados.

As ações estratégicas do governo, apresentadas na reunião, tiveram como foco pilares importantes como: o apoio regional com a contratação de apoiadores regionais, monitoramento e análise de dados, qualificação dos processos de trabalho, a estruturação de leitos críticos e clínicos em todas as regiões; A ampliação da testagem com um investimento de R$ 4.200.000,00 com 150 mil testes para a retomada das atividades presenciais dos servidores e colaboradores. Foram abertos 577 leitos em diferentes regiões do Estado e a estratégia de não optar por construir hospitais de campanha, mas sim garantir leitos em todas as regiões do Estado para que a população fique assistida.

“Da mesma maneira que estamos nessa parceria para viabilizar os leitos Covid, nós temos a capacidade de fazer com que o legado possa ser ajustado e permaneça para o povo do Rio Grande do Norte. O grande desafio que temos pela frente é a parceria em busca da garantia do Governo Federal de que serão mantidos os recursos para manutenção. Este é um problema não só do Rio Grande do Norte, mas de todos os estados”, disse a Governadora Fátima Bezerra durante a reunião.

Atuam hoje na linha de frente do enfrentamento ao COVID-19 2.048 funcionários temporários entre enfermeiros, médicos e trabalhadores da área da saúde e 997 efetivos que garantem a luta pela vida.

O cenário da Covid-19 no Estado do Rio Grande do Norte passou por diferentes fases. Desde o início da pandemia, o governo com a equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública – SESAP não mediu esforços para conter a pandemia da forma mais segura possível, tanto na questão estrutural com a oferta de leitos de UTIs como a reestruturação do Sistema Único de Saúde.