Câmara de Parnamirim aciona a polícia após página no Facebook ser invadida e transmitir convenção do PL

Perfil no Facebook transmitiu ao vivo convenção que homologou candidatura de Rogério Marinho (PL) ao Senado - Foto: Reprodução

A Câmara Municipal de Parnamirim, na Grande Natal, informou nesta segunda-feira (1º), em nota oficial, que acionou a Polícia Civil após a página da Casa no Facebook ter transmitido ao vivo a convenção do PL – que homologou a candidatura do ex-ministro Rogério Marinho ao Senado.

Em nota, a Casa disse que a transmissão não teve autorização da Mesa Diretora e foi publicada por um usuário estranho.

A convenção do PL ocorreu na manhã deste domingo (31). O vereador de Parnamirim Gabriel César será candidato a deputado federal pela sigla.

Todo o evento foi transmitido pela página da Câmara de Parnamirim no Facebook. O vídeo foi retirado do ar logo após o fim da convenção. A Casa destaca que o conteúdo teve a interação de apenas 7 usuários, sendo 5 curtidas e 2 comentários. A página não citou quantos seguidores foram alcançados, no entanto, pelo vídeo.

“Apurações preliminares apontam para que a publicação foi realizada por não servidor da Câmara Municipal de Parnamirim, além da óbvia revelia de consentimento da Mesa Diretora, Diretoria-Geral e setores de Comunicação e Tecnologia da Informação desta Casa Legislativa”, destacou a Câmara de Parnamirim.

Logo após a repercussão do caso, a Mesa Diretora determinou que os setores de Comunicação e de Tecnologia da Informação da Casa adotem medidas de segurança da informação e uma nova política de senhas a todas as redes sociais desta Casa Legislativa.

“A Câmara Municipal de Parnamirim/RN noticiou o fato à Policia Civil, por meio de Boletim de Ocorrência, e abrirá processo de apuração de responsabilidade”, finaliza a nota.

Leia a nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Em relação à matéria publicada em veículos de imprensa noticiando a ocorrência de transmissão de evento partidário, na rede oficial da Câmara Municipal de Parnamirim/RN, especificamente na rede social do Facebook, temos a informar:

1. A Câmara Municipal de Parnamirim/RN possui diversos canais de comunicação, destacando a sua página oficial (https://parnamirim.rn.leg.br/), onde são noticiados os principais acontecimentos desta Casa Legislativa, além de contar com as seguintes redes sociais: Instagram, YouTube e Facebook.

2. Apesar de todos os canais de comunicação possuírem a possibilidade de transmissão ao vivo, o fato noticiado se deu exclusivamente no Facebook;

3. A Mesa Diretora da Câmara, tão logo tomou conhecimento da estranha publicação, determinou a imediata retirada de seu canal do Facebook, o que foi realizado por volta das 11h do dia 31/07/2022, poucos minutos após o encerramento da transmissão;

4. A transmissão resultou em sete (07) interações, sendo cinco (05) curtidas e dois (02) comentários;

5. Apurações preliminares apontam para que a publicação foi realizada por não servidor da Câmara Municipal de Parnamirim/RN, além da óbvia revelia de consentimento da Mesa Diretora, Diretoria-Geral e setores de Comunicação e Tecnologia da Informação desta Casa Legislativa;

6. A Mesa Diretora determinou que os setores de Comunicação e de Tecnologia da Informação da Câmara Municipal de Parnamirim/RN adotem medidas de segurança da informação e uma nova política de senhas a todas as redes sociais desta Casa Legislativa;

7. A Câmara Municipal de Parnamirim/RN noticiou o fato à Policia Civil, por meio de Boletim de Ocorrência, e abrirá processo de apuração de responsabilidade.

Portal 98 FM