Câmara de Vereadores discute viabilidade de um projeto de arborização para Caicó

A Câmara de Vereadores de Caicó discutiu na sessão desta quarta-feira (26) a viabilidade de um projeto de arborização para Caicó. A sugestão foi dada pelo vereador Andinho Duarte (PSC) que ainda esclareceu a importância de serem incluídas árvores frutíferas e nativas da região. A arborização, além da estratégia de amenização de aspectos ambientais adversos, é importante sob os aspectos ecológico, histórico, cultural, social, estético e paisagístico.

De acordo com o vereador o trabalho não deve ser feito de forma aleatória, já que só será realmente efetivo quando realizado um bom planejamento de arborização. Os benefícios ecológicos referem-se à melhoria microclimática. Ou seja, as árvores, por intermédio de suas folhas, absorvem radiação solar que diminui a reflexão e proporciona sombra; reduzem ou aumentam a velocidade dos ventos e aumentam a umidade atmosférica que refresca o ar das cidades.

Outro importante benefício se dá pela oportunidade de educação ambiental à população: as pessoas aprendem sobre o meio ambiente ao notar a clara diferença entre as áreas arborizadas e as áreas construídas.

“O planejamento da arborização ou do cultivo de árvores no meio urbano exige um processo cuidadoso que preveja os procedimentos desde sua concepção até sua implantação e manutenção”, disse.