Candidatos do Enem no Rio Grande do Norte encaram último dia de provas


Provas começam às 13h30. Estudantes terão avaliação com 45 questões de matémática e 45 de ciências da natureza. Candidatos em frente a um dos locais de prova em Natal
Gabriela Fernandes/Inter TV Cabugi
A partir das 13h30 deste domingo (11), candidatos de todo o Rio Grande do Norte vão encarar o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com duração de cinco horas, os candidatos farão 90 questões de matemática e ciências da natureza, que englobam química, física e biologia.
Os portões foram abertos às 12h e fecharão às 13h. No RN, são 236 locais de provas em 40 municípios. Dos potiguares inscritos, 57% são mulheres e quase 50% dos candidatos se declaram de cor parda.
A faixa etária com maior participação é a de jovens entre os 16 e 20 anos, que representam 49,5% dos candidatos. O número de pagantes é de 38,4 mil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador das provas.
Estudantes também aguardavam abertura dos portões em Mossoró
Isaiana Santos/Inter TV Costa Branca
Ausência
No primeiro dia do Exame, no último domingo (3), 20,5% dos candidatos faltaram ao primeiro dia de prova. Ao todo, o RN teve 119.324 inscritos no Enem 2019. Destes, 94.894 (79,5%) compareceram à prova e 24.430 faltaram.
O instituto informou, ainda, que em todo o país 3,9 milhões de candidatos fizeram a prova neste domingo (3), de um total de 5,09 milhões de inscritos. Isso representa um índice de presença de 77%, e abstenção de 23%.
Nota do Enem
O gabarito oficial do Enem só será divulgado entre os dias 11 e 13 de novembro. Porém, o G1 fará a correção extraoficial de todas as questões, além de um programa ao vivo no início da noite deste domingo com professores prontos para comentar as provas e tirar dúvidas.
As notas obtidas no Enem serão depois usadas pelos candidatos no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior. As notas também são aceitas em 42 instituições de Portugal.