Casamento de Lula e Janja: saiba como será o vestido da noiva que será coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte

Janja acompanha o noivo, o ex-presidente Lula, em encontro com jovens da comunidade de Heliópolis (SP); namoro começou em 2017.Imagem: Bruno Santos/ Folhapress

Os detalhes do casamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, estão guardados a sete chaves. Nem a seleta lista de convidados sabe ainda o local e o horário da festa, que será realizada na quarta-feira, dia 18 de maio, em São Paulo. Mas a noiva autorizou revelar informações sobre um dos itens mais importantes de qualquer enlace: o vestido. Universa conversou com exclusividade com a estilista Helô Rocha, que assina o modelo escolhido por Janja.

A designer revelou detalhes da peça que a socióloga vai usar no casamento: um vestido longo, em organza (tecido feito de seda) na cor off white e coberto de bordados feitos por moradoras de Timbaúba dos Batistas, uma cidade da região do Seridó, sertão do Rio Grande do Norte.

“Minha mãe e minha família materna são dessa região. Desde a época da faculdade, trabalho com essas mulheres que fazem um bordado muito especial, o de linha, com uma máquina de pedal. É uma mistura de técnicas, ponto cheio, Richelieu [que tem efeito semelhante ao de uma renda] e sombreado, que são feitas nesse tipo de máquinas”, explica.

“Quando conversei com a Janja, não vi outro caminho a não ser trabalhar com essas bordadeiras. Acho que tinha que ser um vestido brasileiro, com uma mão de obra especial e regional. Elas deram um toque especial.”

Os bordados e riscos personalizados, diz a estilista, criam uma história dentro do vestido, que ela não quis adiantar para a reportagem, nem mesmo a temática. “Isso a gente deixa como surpresa.”

O vestido está na etapa final de produção, e a última prova deve ocorrer nos próximos dias. Elas começaram a conversar em dezembro, e Helô iniciou a produção do trabalho em janeiro deste ano. Foram quatro provas.

“Fizemos a primeira parte, de modelagem; depois, ajuste de modelagem. Aí, enviamos para Seridó, onde as bordadeiras ficaram um mês e meio trabalhando. Agora, estamos finalizando com outro tipo de bordado, com pontos de luz em cima do bordado de linha”, diz a estilista. “Está sendo uma honra gigantesca. Estou amando participar deste momento.”

Helô não informou o valor da peça produzida para Janja. Conhecida por assinar vestidos para noivas famosas, já desenhou modelos usados por Ísis Valverde e Preta Gil em seus casamentos, em 2018 e 2015, respectivamente. Em relação à segunda, afirmou, na época, que o modelo com 50 mil pérolas bordadas era “uma joia” e, também sem revelar valores, disse que um vestido de noiva feito por ela poderia custar entre R$ 20 mil e R$ 200 mil.

O vestido de noiva de Preta Gil foi criado por Helô Rocha, de quem a cantora é amiga desde 2005 - Reprodução
Imagem: Reprodução

Segundo a estilista, a intermediação entre ela e Janja se deu por meio do casal Bela Gil e João Paulo Demasi. Ela conta que não conhecia a noiva de Lula pessoalmente e que ainda não foi apresentada ao ex-presidente.

“A Janja já me seguia nas redes sociais e conhecia minha marca. Disse que é uma admiradora do meu trabalho. Ela comentou com a Bela, de quem sou amiga, que gostaria muito de fazer o vestido comigo, quando eles decidiram casar. A Bela e o JP fizeram, então, essa introdução e colocaram a gente em contato.”

Uol