Centenário de Paulo Freire foi comemorado com sessão solene na Câmara de Vereadores de Caicó

0

A Câmara Municipal de Caicó realizou, na noite desta sexta-feira (24/9), uma Sessão Solene em celebração ao centenário de nascimento do educador, pedagogo e filósofo brasileiro Paulo Freire. A cerimônia ocorreu de forma híbrida com transmissão, ao vivo, pelas redes sociais da Casa Legislativa.

Presidida pelo vereador Andinho Duarte, proponente da homenagem a Sessão Solene contou com uma série de depoimentos de personalidades que admiram o trabalho de Paulo Freire, além de testemunhos de representantes do Executivo, de instituições de ensino, de educadores e do deputado estadual Francisco do PT, que falaram sobre a importância da obra e do legado do educador.

O vereador Andinho Duarte, que também é educador aproveitou para lembrar o significado de Paulo Freire como educador, filósofo da educação, ser humano, brasileiro e como uma liderança.

Paulo Freire teve uma das principais experiências de alfabetização de adultos no Rio Grande do Norte, com a experiência de Angicos, quando alfabetizou trezentos trabalhadores(as) conhecida internacionalmente como “a alfabetização de quarenta graus em quarenta horas” interpretando o desejo do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos da Aliança para o progresso de origem americana no período da guerra fria.

A diretora da 10ª DIREC, Suenyra Nóbrega falou de uma educação para todos defendida pelo educador que também colaborou com o programa “De pé no chão se aprende ler” de iniciativa do Prefeito Djalma Maranhão.

A sessão solene contou com a participação ainda dos vereadores Dedé Boneleiro e professor Veranilson, além do secretário municipal de educação – Sérgio André, Maria do Céu – representando o SINDSERV, Arnilda Almeida – representando o Colégio Diocesano Seridoense, Alexandre Costa – representando o Sistema Rural de Comunicação, Teixeira – representando a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, a secretária adjunta estadual de Educação – professora Márcia, o diácono Márcio Pontes – representando a Diocese de Caicó, além de outros convidados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui