Cidade flutuante? Navio elétrico em formato de tartaruga marinha gigante possui 60 mil acomodações

Pangeos, novo conceito de embarcação da empresa italiana Lazzarini Design. Imagem: Lazzarini/Divulgação

Nos últimos anos, a Lazzarini Design apresentou embarcações que “voam” sobre a água, iates enormes e luxuosos com direito a garagem para carros e diversos conceitos de navios futuristas que desafiam os limites da imaginação.

A novidade mais recente da marca italiana é o Pangeos, um barco gigante de 550 metros de comprimento em forma de tartaruga marinha. Segundo a empresa, o modelo pode oferecer 60 mil acomodações, funcionando como uma espécie de cidade flutuante.

O projeto é considerado o mais ambicioso da companhia até aqui e começou a ganhar forma em 2009, quando o designer Pierpaolo Lazzarini imaginou uma construção de um navio capaz de abrigar uma cidade inteira.

Pangeos, novo conceito de embarcação da empresa italiana Lazzarini Design.
Pangeos, novo conceito de embarcação da empresa italiana Lazzarini Design. Imagem: Lazzarini/Divulgação

Chamado de terayacht (ou teraiate) em função das suas dimensões, a largura da embarcação é ainda maior, são 610 m. Sua estrutura abriga ainda um portão na popa que permite que outros iates entrem no Pangeos e aproveitem as suas instalações, que vão desde resorts, apartamentos, até clubes e praias artificiais.

Pangeos, novo conceito de embarcação da empresa italiana Lazzarini Design.
Na cobertura, os desenhos digitais mostram um shopping com jardim. Imagem: Lazzarini/Divulgação

O teraiate foi projetado para navegar com nove motores elétricos. A energia produzida seria suficiente para se mover por até 5 nós (9 km/h). Pode parecer pouco, mas, lembre-se que estamos falando de uma cidade flutuante.

No fim, por enquanto a novidade não passa de um conceito. A Lazzarini espera conseguir tirar a ideia do papel e já imaginou até um estaleiro de 390 mil m² que seria utilizado para construir e abrigar a embarcação na Arábia Saudita. Confira um pouco mais sobe o Pangeos no vídeo abaixo.

Olhar Digital

Imagem principal: Lazzarini/Divulgação