Com mais de 119 mil inscritos no RN, Enem começa neste domingo (3)


Portões abriram às 12h em mais de 230 locais de prova no estado. Aplicação ocorre em 40 municípios potiguares. Fila de candidatos do Enem 2019 em uma dos principais locais de prova em Natal – a UNP da avenida Roberto Freire.
Gabriela Fernandes/Inter TV Cabugi
Às 12h deste domingo (3), os portões de 236 locais de provas foram abertos aos mais de 119 mil candidatos inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 no Rio Grande do Norte. Ao todo, mais de 3,2 mil salas foram preparadas para o primeiro dia de provas, com questões de linguagens, ciências humanas, além de redação. Os portões fecham às 13h de Brasília e a aplicação começa às 13h30.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real pelo Brasil
GABARITO extraoficial estará NESTE LINK depois da prova; guarde e confira ao fim do dia
No estado, as provas são aplicadas em 40 municípios. Dos potiguares inscritos, 57% são mulheres e quase 50% dos candidatos se declaram de cor parda. A faixa etária com maior participação é a de jovens entre os 16 e 20 anos, que representam 49,5% dos candidatos. O número de pagantes é de 38,4 mil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador das provas.
Os municípios potiguares com maior número de inscritos são Natal (39.570), Mossoró (13.741) e Parnamirim (6.025), seguidos por Caicó (4.654), Pau dos Ferros (3.843) e Currais Novos (3.523).
Até a publicação desta matéria, o Centro Integrado de Comando e Controle Estadual, montado pelas forças de segurança pública, ainda não havia registrado nenhuma ocorrência nos locais de prova. Mais de 1,6 mil militares estaduais são usados na segurança, de acordo com a PM.
Conteúdo do Enem
Neste domingo, primeiro dia do exame, as provas duram cinco horas e meia:
45 questões de linguagens
45 de ciências humanas
redação
No próximo domingo, dia 10, o segundo dia do Enem terá cinco horas de duração:
45 questões de ciências da natureza
45 de matemática
Nota do Enem
O gabarito oficial do Enem só será divulgado entre os dias 11 e 13 de novembro. Porém, o G1 fará a correção extraoficial de todas as questões, além de um programa ao vivo no início da noite deste domingo com professores prontos para comentar as provas e tirar dúvidas.
As notas obtidas no Enem serão depois usadas pelos candidatos no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu, que é a principal forma de acesso para vagas na rede pública de ensino superior. As notas também são aceitas em 42 instituições de Portugal.
Initial plugin text