Comandante Militar do Nordeste visita governadora e Secretaria de Segurança do RN nesta terça-feira (5)

O general do Exército brasileiro Richard Fernandez Nunes, novo comandante do Comando Militar do Nordeste, estará no Rio Grande do Norte nesta terça-feira (5). Em sua agenda, estão programadas visitas oficiais à governadora Fátima Bezerra e ao titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo Silva.

O general Richard Nunes assumiu a função no dia 3 de setembro.

Em Natal, a agenda do general começa às 8h30, quando ele participa da formatura de novas tropas do Exército. A cerimônia acontece no 16° Batalhão de Infantaria Motorizado (16RI).

Ainda na capital potiguar, às 14h, o general visita a SESED para conhecer a estrutura e o funcionamento dos órgãos de segurança pública do RN. A apresentação será feita pelo próprio coronel Araújo.

Também acompanham a apresentação o secretário Pedro Florêncio, titular da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Alarico Azevedo e Monteiro Júnior, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, e o diretor-geral do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), Marcos Brandão.

Fazem parte da comitiva do general Richard Nunes, o general Carlos José Rocha Lima, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, o coronel Erland Correia Mota, assessor de Relações
Institucionais da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, e o coronel Eduardo Henrique de Sá Oliveira, Chefe do
Estado-Maior da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, ambos lotados em Natal.

Foram convidados representantes da Agência Brasileira de Inteligência no RN (ABIN-RN), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Procuradoria Geral de Justiça do RN.

General Richard

O general Richard, novo comandante do CMNE, nasceu em 25 de outubro de 1963, na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou no Exército Brasileiro por meio da Escola Preparatória de Cadetes, em 1978, tendo sido declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984. Realizou diversos cursos e estágios militares no Brasil e no exterior e é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Comandou o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em Curitiba. Foi chefe do Centro de Estudos Estratégicos da ECEME e coordenador da Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, no âmbito de preparação do Brasil para as ações de contraterrorismo, nos grandes eventos.
Como Oficial-General, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada (14ª Bda Inf Mtz), em Santa Catarina, tendo assumido o comando do 5º Contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e comandou a ECEME. No Comando Militar do Leste (CML), exerceu o cargo de Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal. Esteve nos últimos 2 anos e 7 meses à frente do Centro de Comunicação Social do Exército Brasileiro.