Compromisso com a inclusão: Centrais do Cidadão planejam sala especializada para atender crianças com autismo

Essa semana, a Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (CODACI) promoveu uma reunião com o objetivo de aprimorar o atendimento a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas Centrais do Cidadão.

Renata Correia, mãe de uma criança com TEA e usuária dos serviços da Central, foi convidada a participar do encontro e contribuir para a criação de uma sala especializada no atendimento a pessoas com autismo para a emissão do RG nas Centrais do Cidadão.

Para Renata Correia, a iniciativa do Governo do Estado é de suma importância no acolhimento das pessoas com TEA e um alívio para as famílias que já enfrentam diversos obstáculos no dia a dia. “Fico feliz em ser ouvida e poder ajudar neste projeto de criação de um ambiente que leve em consideração as necessidades específicas das crianças com autismo, como a comunicação, interação social e adaptação ao ambiente”, destacou Renata.

Foto: Divulgação

Além da criação da sala especializada, outras propostas foram discutidas, como a realização de treinamentos e capacitações para os servidores das Centrais sobre o autismo e as melhores práticas de atendimento. Marcela Ferreira, Diretora do Instituto de Identificação II, ressaltou a importância de sensibilizar as equipes para as necessidades das crianças com autismo e suas famílias.

Durante o encontro, também foi destacada a busca por parcerias com instituições especializadas em autismo, visando a troca de conhecimentos e recursos para uma abordagem mais acolhedora durante os serviços.

Para o Coordenador-Geral do Programa Central do Cidadão, Luis Renato Nogueira, essa iniciativa representa um passo importante para a inclusão e a dignidade das pessoas com autismo e suas famílias. “Esse projeto representa um avanço significativo para garantir um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos os cidadãos. Queremos agradecer a Renata pelo diálogo e colaboração nessa construção”, acrescentou o coordenador.

De início, o projeto das salas de acolhimento para pessoas com autismo será instalado nas Centrais do Alecrim, Zona Norte e Zona Sul de Natal.

Participaram ainda da reunião Miranilma Santiago, Júlio César e Nalba Holanda, da CODACI; Lucas Conrado Savieto, Chefe do núcleo de controle externo II do ITEP; Décio Santiago, Coordenador de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SEMJIDH; e Erika Dias da SEMJIDH.