Covid: Vivaldo cobra atenção com protocolos para evitar contaminação em hospitais

O recente surto de Covid no Hospital Universitário Onofre Lopes ligou alerta no deputado Vivaldo Costa (PV). Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (30), o parlamentar cobrou que os órgãos de saúde reforcem o protocolo sanitário e investiguem possíveis contaminações dentro das unidades de saúde no Estado.

O deputado relembrou que duas pessoas que estavam internadas há 14 dias tiveram confirmados os diagnósticos de Covid-19, o que, no entendimento de Vivaldo Costa, comprova que a contaminação ocorreu dentro da unidade. Mesmo reforçando que o HUOL tomou todas as medidas necessárias para investigar a situação e barrar outras contaminações o deputado disse que é necessária a atenção por parte dos órgãos de gestão na área de Saúde para evitar que o problema seja ainda mais sério em outras unidades.

“Recebemos relatos de profissionais que apontaram para problemas semelhantes em postos de saúde em Natal, onde pessoas estão acometidas pela Covid e atrapalhando até o serviço, com o grande número de médicos, enfermeiros, técnicos e recepcionistas adoecendo. Temos que observar o que ocorre em Natal para evitar que isso ocorra em outros locais”, disse Vivaldo Costa.

Para o parlamentar, o cuidado com propagação da doença tem que ser prevenido não somente na sociedade, mas também dentro das unidades de saúde, sejam postos ou hospitais. “É preciso que se previna dentro das unidades de saúde e nas unidades hospitalares. Esse surto ocorreu dentro do Hospital Universitário. Então, merece toda atenção do serviço público do estado e dos municípios”, alertou.