Deputado Vivaldo Costa comemora indicação oficial da Unesco ao Geoparque Seridó

O deputado Vivaldo Costa (PSD) falou de turismo no seu pronunciamento desta quarta-feira (15), no horário destinado aos deputados. Ele se referiu, principalmente, à região Seridó e ao projeto do Geoparque Seridó, que abrange seis municípios: Currais Novos, Cerro Corá, Lagoa Nova, Acari, Carnaúba dos Dantas e Parelhas. A proposta do Governo do Estado de inclusão do Geoparque Seridó no Programa Internacional de Geociências e Geoparques da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) foi acatada pelo Conselho Mundial de Geoparques após ser analisada em reuniões realizadas no período de 8 a 11 deste mês.

“Unesco indica reconhecimento oficial do Geoparque Seridó”, citou Vivaldo, referindo-se ao projeto executado pelo Governo do Rio Grande do Norte em parceria com a UFRN, na intenção de preservar e garantir o desenvolvimento sustentável em uma área de quase 3 mil quilômetros quadrados com recursos naturais e construções humanas importantes.

O conceito de Geoparque surgiu na década de 1990 como resposta à necessidade de melhorar áreas com importância geológica e promover a conservação. As paisagens e as formações geológicas retratam a evolução do planeta e são determinantes para o desenvolvimento sustentável.

A área do geoparque Seridó abrange área de 2.800 quilômetros quadrados e seis municípios com recursos naturais e construções humanas importantes: Cerro Corá – nascente do Rio Potengi, Carnaúba dos Dantas – Monte do Galo, Acari e Parelhas – açudes Gargalheiras e Boqueirão respectivamente, Currais Novos – Cânion dos Apertados e Mina Brejuí, e Lagoa Nova – Tanque dos Poscianos.