Despoluir nas Escolas e Pelotão da Cidadania retomam atividades

Foto: Divulgação

Projeto retoma atividades após o período da pandemia e tem como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente

O Despoluir nas Escolas em parceria com o Pelotão da Cidadania esteve nesta quarta-feira (25) na Escola Municipal Professora Angélica de Almeida Moura, no bairro das Quintas, em Natal. O projeto é uma parceria da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste – FETRONOR com o Pelotão da Cidadania Escolar e Protagonismo Juvenil, da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), que tem como objetivo a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente nas escolas da rede municipal.

O projeto retomou as atividades após o período da pandemia levando 39 alunos do 5º ano do ensino fundamental para conheceram o Programa Ambiental do Transporte (Despoluir) e as Zonas de Proteção Ambiental (ZPAs) da capital. Os estudantes participaram de uma aula de campo com visitação às ZPAs de Natal e depois assistiram a uma apresentação do Programa Ambiental do Transporte realizada pela coordenadora do Despoluir da Fetronor, Samara Freire, e pelo assessor técnico da Federação, Gustavo Costa. No final, todos os alunos receberam os brindes oferecidos pela Fetronor.

“É muito bom ver as crianças empolgadas e preocupadas com o ecossistema. O Projeto Despoluir nas Escolas, juntamente com o Pelotão da Cidadania, tem buscado destacar a importância da preservação e melhoria do meio ambiente, informando o impacto e preocupação com as nossas ZPAs, desde um saquinho jogado na rua até a emissão de poluentes através de veículos automotivos”, afirmou Samara.

O Despoluir é o Programa Ambiental do Transporte, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) e pelo SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional Aprendizagem do Transporte), que realiza desde 2007, atividades práticas, em parceria com a Fetronor, visando solucionar os impactos ambientais advindos do transporte.

Ao longo da sua trajetória, foram mais de 3,6 milhões de avaliações veiculares ambientais, atendendo mais de 55 mil transportadores, engajando-os em ações de responsabilidade ambiental e contribuindo para a melhoria da qualidade do ar, especialmente nos grandes centros urbanos.