Diamante encontrado na África contém ‘mineral teórico’; entenda

Imagem: Aaron Celestian, Museu de História Natural do Condado de Los Angeles

Um diamante encontrado em Orapa, na República do Botswana, país localizado no sul do continente africano, contém um mineral que intriga a comunidade científica. Isso porque ele nunca havia sido visto na natureza, e até hoje existia apenas em teoria.

Explica-se: em 1975, uma equipe de pesquisadores criou uma “fase de alta pressão de aSiO3” – um mineral que poderia existir apenas sob certas condições. Para sintetizá-lo, os cientistas tiveram que combinar elementos em condições de alta temperatura e pressão. 

Eles notaram que, assim que a pressão era reduzida, o mineral imediatamente mudava para uma forma de vidro. Essa descoberta sugeriu que não era provável que o aSiO3 pudesse existir na natureza. 

No entanto… Provou-se que essa suposição estava errada, já que o diamante encontrado em Botswana contém três minúsculas amostras desse ‘mineral teórico’ (bem, teórico até agora).

De acordo com o site Phys, a descoberta, conduzida pelo mineralogista Oliver Tschauner, da Universidade de Nevada, foi publicada na revista Science, que também traz um artigo do geofísico e geoquímico Yingwei Fei, do Instituto Carnegie de Ciência, de Washington DC, descrevendo o trabalho e explicando porque ele é tão importante para a geologia. (Olhar Digital)