Dr. Tadeu esteve na reunião com a governadora sobre vacinação contra Covid-19 no RN: “vamos preparar Caicó para que todo mundo possa receber a vacina”, afirmou

Foto: Divulgação

Como serão as estratégias e a operacionalização para vacinar a população do Rio Grande do Norte, foi a pauta da conversa da governadora Fátima Bezerra com os 167 gestores dos municípios do estado, nesta sexta-feira, 8.

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, estave presente ao lado da secretária de Saúde do município, Evaneide Nóbrega e do secretário de Planejamento, Gedson Santos.

Foto: Divulgação

“A governadora nos disse que há uma previsão que o estado receba as primeiras doses da vacina até 31 de janeiro e nos animou muito quando afirmou que já tem em estoque 900 mil e que está adquirindo mais 2 milhões de seringas e organizando tudo para vacinar a população e nossa cidade vai se preparar para vacinar todo mundo”, afirmou o prefeito de Caicó.

Foto/Divulgação

É importante ressaltar que a vacinação é de responsabilidade municipal, e que o estado do RN vem dando suporte para que os municípios consigam operacionalizar a vacinação.

O Ministério da Saúde assinou contrato na noite desta quinta-feira, 7, com o Instituto Butantã, garantindo 46 milhões de doses da Coronavac.

A secretária de saúde de Caicó, Evaneide Nóbrega, que acompanhou o prefeito Dr. Tadeu nesta reunião, afirmou que o secretário Estadual de Saúde, Cipriano Maia, esclareceu que o Estado depende da autorização da Anvisa para organizar o cronograma de vacinação: “no entanto, ele disse que as fases da aplicação já estão estabelecidas”.

Para a primeira fase no RN, está prevista a aplicação de 239.636 doses da vacina, sendo 79.638 em profissionais de saúde, 13.3621 em idosos com 75 anos ou mais, 2000 doses para idosos institucionalizados, 2.447 em indígenas e 18.310 para os quilombolas.