Drive-thru da Prefeitura do Natal atendeu 11.614 pacientes com testes rápidos para Covid-19

O drive foi destinado a usuários com mais 60 anos, público que representam 80% dos óbitos da doença na capital Potiguar. -Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), em parceria com outras secretarias do município, realizou 11.614 testagens rápidas para Covid-19 nas duas últimas semanas do drive-thru da Prefeitura do Natal. A ação teve início em 16 de junho no Arena das Dunas, com a primeira etapa sendo realizada até dia 19, tendo 5.425 exames realizados nessa fase. De terça-feira (23) a sexta-feira (26) a segunda semana de teste rápido no drive, aconteceu no estacionamento do Ginásio Nélio Dias, zona Norte da capital. 6.189 pessoas foram atendidas nesse período.

O drive foi destinado a usuários com mais 60 anos, público que representam 80% dos óbitos da doença na capital, e indivíduos que possuíam alguma comorbidade comprovada. No total, entre as 11.614 testagens, 2.269 apresentaram algum resultado positivo. Destes, 924 foram identificados na primeira semana do drive (Arena das Dunas) e 1.345 na segunda fase (Nélio Dias).

O teste indica se o organismo já teve infecção pelo novo coronavírus e aponta quem ainda está com a doença ativa, para que casos positivos recebam acompanhamento do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal), além de orientação para atendimento médico quando necessário.

“Estamos satisfeitos com o trabalho realizado no drive da Prefeitura do Natal. Estamos notificando os casos e orientando a população em relação ao tratamento, para que dessa forma a gente possa conter a transmissão da doença aqui na cidade. Agora também iniciamos esse trabalho estratégico nas unidades de saúde, com pacientes que apresentam sintomas leves, e também com os nossos servidores”, indica Rayanne Araújo, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde de Natal.

A testagem rápida para os servidores da saúde municipal foi iniciada pela SMS Natal na Rede de Urgência e Emergência, e na última semana atendeu profissionais da saúde dos Distritos Sanitários Norte I e Norte II na própria sede administrativa. Próxima semana, dando continuidade ao trabalho de prevenção, é a vez do Distrito Sanitário Sul e Distrito Leste, seguindo nos próximos dias ao Distrito Oeste.
 

A SMS Natal ainda reforça que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade contam com Sala de Priorização de Atendimento (SPA) para atender casos leves com suspeita de Covid-19; destas, 10 funcionam em horário estendido para receber parte da população que não consegue comparecer durante o dia. As pessoas recebem atendimento, e o profissional médico, quando necessário, também pode solicitar um teste rápido para ser feito na própria unidade.

A testagem rápida no drive foi uma ação da Prefeitura do Natal e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e Guarda Municipal do Natal.