Educação no Rádio: alunos de Campo Redondo estão estudando através de programa na emissora comunitária da cidade

A Prefeitura Municipal de Campo Redondo, através da Secretaria de Educação, está movimentando a Rádio Comunitária da cidade, Vale das Serras FM. De segunda a sexta, professores, coordenadores e especialistas em diferentes áreas estão fazendo das ondas do rádio uma verdadeira sala de aula. O programa Rádio Escola, que tem uma hora de duração é apresentado das oito às nove da manhã com a participação das onze escolas municipais, além da própria secretaria.

Foto:reprodução

Com uma população que na sua totalidade não dispõe de acesso contínuo a internet, a ideia partiu de uma estratégia do Plano de Atividades Remotas neste tempo de pandemia. De acordo com a secretaria de Educação, Simone Cortez, a intenção é chegar a todos nas zonas urbana e rural. O Programa Rádio Escola teve início segunda-feira, dia 11 de maio e também é apresentado na internet. Nesta segunda semana onde foi concluído todo ciclo de escolas, Simone disse que a avaliação é mais que positiva. “As escolas da Rede Municipal de Ensino estão usando o rádio como uma ferramenta de tecnologia da informação e comunicação, de modo criativo e lúdico, transformando o espaço da rádio comunitária numa verdadeira escola. Neste ambiente educativo e criativo, nossa equipe tem usando estratégias para chegar à maioria dos estudantes”, contou.

São diversos quadros como o que permite a participação do aluno através do whatsapp, onde as dúvidas sobre o conteúdo podem ser tiradas. Até a participação dos pais, na “Reunião de Pais”, que acontece diariamente. A “Hora do Recreio” também acontece no meio do programa e dicas de nutrição e brincadeiras são repassadas.

Para o prefeito Alessandru Alves, satisfação em ver a educação de Campo Redondo inovando, mesmo diante de tantos desafios. “A equipe é muito competente. Além do trabalho que desenvolvem através da internet, agora o rádio vem para coroar. Sabemos que temos uma grande parte da nossa população morando na zona rural e com dificuldade de internet. A Rádio Vale das Serras chega em quase todo território municipal e isso facilita a comunicação e o aprendizado dos alunos”.