Educadores de Natal aprovam indicativo de greve

Foto: Divulgação/SINTE RN

Os educadores da Rede Municipal de Natal aprovaram indicativo de greve, durante Assembleia Geral virtual, conduzida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Rio Grande do Norte (SINTE/RN), e podem cruzar os braços a partir da próxima semana. A decisão coletiva foi tomada na tarde desta quinta-feira 24 de março. Na segunda, 28 de março, o indicativo será reavaliado em Assembleia presencial agendada para às 8h30, na Sede Social do América, localizada no Tirol.

Uma das reivindicações dos professores é a implementação do piso do magistério, de 33,24%, conforme estabelecido em lei federal. “A categoria pode paralisar as atividades por tempo indeterminado em protesto contra o descaso do prefeito Álvaro Dias. Omisso, o chefe do Executivo municipal se nega a negociar o Piso Salarial 2022 após tentar durante os últimos dois anos dar um calote na categoria e não implementar a correção de 2020”, diz texto divulgado pela assessoria de imprensa do Sindicato.

Os professores também alegam que a falta de estrutura física e sanitária para trabalhar nas escolas e CMEIs, sobretudo após o início da pandemia da Covid-19, é outra razão para a deflagração do movimento grevista. Uma outra motivação é a luta em prol da realização de concurso público na Rede Municipal.

Segundo documento publicado no site e nas redes sociais do SINTE/RN, os encaminhamentos da Assembleia de 24 de março seguem, em sua maioria, as deliberações da Assembleia anterior, realizada em 21 de março. (21/03). São elas: visitas às escolas feitas por dirigentes do SINTE/RN e pela categoria com o intuito de fortalecer o movimento grevista; reuniões com a comunidade escolar para esclarecer sobre as razões que conduziram à greve; elaboração de plano de mídia, englobando faixa, outdoor, spots, vts, carro de som, divulgação patrocinada nas redes sociais e adesivaço; acampamento de educadores/as após a deflagração da greve; pautar a realização de concurso público; e solicitar audiência com o Ministério Público.

Ano letivo da Rede Municipal de Natal começou na quinta 24

O ano letivo de 2022, que foi aberto na quinta-feira 24, pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), corre o risco de ser interrompido pela greve. A abertura aconteceu no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Carla Aparecida Albernaz Bandeira,em Morro Branco.

De acordo com a titular da Educação, professora Cristina Diniz, o ano letivo deste ano está iniciando nos 74 Centros Municipais de Educação Infantil e nas 72 escolas de Ensino Fundamental, com praticamente todas as unidades atendendo os estudantes de forma 100% presencial. Apenas 14 unidades que passam por adequações estruturais estão em atividade remota.

“O ano passado ainda havia um rodízio de estudantes devido à pandemia, como os índices melhoraram e a situação está mais tranquila, nós estamos retornando de forma totalmente presencial”, justificou na ocasião a professora Cristina Diniz.

Ainda segundo a secretária, a Rede Municipal tem hoje mais de 55 mil alunos matriculados na Educação Infantil, Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos, com profissionais qualificados e comprometidos com a educação pública de qualidade. “É uma alegria enorme para nós que integramos a Educação de Natal iniciar o ano letivo de 2022, conforme o calendário escolar planejado pela SME-Natal”, reforçou Diniz.

Agora RN