Em Luís Gomes (RN), MDR realiza detonação de rocha para continuar escavação de túnel do Ramal do Apodi

Foto: Imagem meramente ilustrativa

Mais uma etapa para a construção do Ramal do Apodi será realizada nesta terça-feira (7) na cidade de Luís Gomes, no Rio Grande do Norte. Com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, será realizada a detonação de uma rocha para que seja possível a continuidade das obras de escavação do Túnel Major Gomes, que terá 6,3 quilômetros de extensão. O secretário nacional de Segurança Hídrica, Sergio Costa, também estará presente à cerimônia.

Uma das obras previstas no projeto original da transposição do Rio São Francisco, o Ramal do Apodi vai beneficiar, quando concluído, cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. O investimento federal no empreendimento é de R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 938,5 milhões para as obras físicas.

Por meio do Ramal do Apodi, as águas do Velho Chico serão transportadas a partir da estrutura de controle do Reservatório de Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, no Rio Grande do Norte, em uma extensão total de 115,41 quilômetros.

Perfuração de poço

Também na cidade de Luís Gomes, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), realizará perfuração de um poço artesiano, que beneficiará a Comunidade Baixio.

A ação faz parte da Força-Tarefa das Águas, lançada pelo Governo Federal, em março deste ano, para impulsionar a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro. Saiba mais neste link.

Serviço
Visita técnica à obra do Ramal do Apodi e implosão de túnel
Hora: 10h30
Local: BR 405 – Km 195, Povoado de Placas, s/n, Luís Gomes (RN)

Perfuração de poço na Comunidade Baixio
Hora: 11h30
Local: BR-405, Comunidade do Baixio, Zona Rural, Luís Gomes (RN)