Em Natal, prefeitura não tem definição sobre retomada das aulas presenciais em 2020 nas escolas municipais

Sala de aula da Escola Municipal Ivonete Maciel, na Cidade da Esperança — Foto: Secom/PMN

Após liberar a volta às aulas presenciais nas escolas da rede particular em Natal, a Prefeitura de Natal ainda não definiu quando será o retorno das escolas públicas municipais. O atual decreto em vigor no município prevê suspensão das aulas até o fim de setembro. Segundo o município, a retomada ainda está sob análise.

As aulas estão suspensas desde o dia 18 de março, por causa da pandemia do novo coronavírus. Com isso, a rede municipal teve apenas cerca de duas semanas de aulas presenciais no ano letivo de 2020.

A Prefeitura chegou a preparar uma minuta de decreto em que adiaria a retomada na rede municipal para 2021, mas o texto não foi publicado, porque, segundo o município, a questão segue sob avaliação. Não há previsão de data para publicação.

Ao comentar a liberação das aulas presenciais nas escolas privadas, na última quarta-feira (9), o prefeito Álvaro Dias (PSDB), disse à Inter TV Cabugi que as escolas municipais não estavam preparadas para a reabertura.

“As escolas públicas são mais complicadas porque as particulares se prepararam para esse momento, o que não ocorreu com as escolas públicas. Nós vamos utilizar esse módulo de reabertura das escolas particulares, vamos observar a evolução, vamos observar o cumprimento do protocolo e, ao mesmo tempo, abrir a discussão com a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação sobre a possibilidade de reabertura das escolas públicas, que deve demorar um pouco mais porque não estão preparadas como as particulares para enfrentar esse momento”, afirmou.

De acordo com a secretária de Educação, Cristina Diniz, a única definição até agora é de que as creches não vão retomar as aulas de crianças pequenas, de berçário, em 2020. A retomada, quando ocorrer, deverá começar pelas crianças mais velhas.

“Nós já iniciamos as aulas por televisão com os 9º anos e o retorno presencial se dará também pelas crianças mais velhas. Apesar da criança pequena não ter uma contaminação muito grande, nós temos a concepção que o trabalho com a criança pequena é de movimento, de interação. A criança precisa interagir com o mundo, com as pessoas, com os brinquedos. Então, como a criança de um ou dois anos vai ficar na escola, sem a professora pegar no colo, sem poder pegar o brinquedo do colega? É bem difícil. E ai, desse jeito, nós optamos por não haver esse retorno neste ano de 2020. Mesmo que voltemos presencialmente, que as turmas de berçário não retornem”, disse.

Nesta semana, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT) anunciou que a rede pública estadual só retomará as aulas presenciais em 2021. Apesar disso, ela manteve prevista para o dia 5 de outubro a possibilidade de volta das escolas do sistema privado de educação.

Na quarta-feira (9), no entanto, a Prefeitura de Natal anunciou que liberaria a retomada nas escolas particulares da capital. O decreto que autorizou essa retomada, publicado nesta quinta-feira (10), prevê que os pais terão que assinar um termo e não poderão responsabilizar escolas e poder público por possíveis infecções. As aulas virtuais terão que ser mantidas para as famílias que não quiserem mandar seus filhos à escola.

G1/RN