Estudante de biologia captura espécie desconhecida com parasita no lugar da língua

Peixe com parasita no lugar da língua foi clicado por estudante de biologia, na África do Sul - Reprodução/Facebook/Don Marx

Don Marx, 27, um estudante de biologia marinha da Cidade do Cabo, capital da África do Sul, fotografou um peixe com um parasita no lugar da língua. Mas, ao enviar a foto para um professor de zoologia, descobriu que a espécie na boca do hospedeiro ainda era desconhecida pela ciência. As informações são do R7.

Na verdade, o parasita, popularmente conhecido como peixe-comedor-de-língua, de peixe não tem nada. Ele é um crustáceo, que começa a vida como macho e fica dessa forma até identificar uma oportunidade para colocar o plano de simbiose em prática. Marx explicou no Facebook: “Eles encontram um peixe hospedeiro e entram pelas guelras”, explicou, “se prendem aos arcos das guelras, até que tenham idade suficiente para mudar para o gênero feminino.”

Como fêmea, a situação muda ainda mais: “Ela se move para a língua, onde morde e interrompe a circulação sanguínea, fazendo com que se desintegre”. Todo esse esforço tem uma recompensa: o parasita substitui a função da língua do peixe e sobrevive do sangue e da mucosa do hospedeiro, ricos em nutrientes.

Na postagem, Marx ressaltou que a perda de sangue é insignificante para o peixe, que não sofre nenhum outro dano, além da língua decepada. “O piolho morre quando o peixe morre, então não é vantagem evolutiva o parasita matar o hospedeiro”, acrescentou. “Portanto, para que ambas as espécies completem seus ciclos de vida, um relacionamento saudável é mantido.”

IstoÉ