Estudantes vão buscar soluções para melhorar a mobilidade urbana e os transportes na capital em maratona de ideias que vai até sexta (1º)

Como podemos contribuir para a melhoria da mobilidade urbana e dos transportes em nossa cidade? É sobre esse tema que estudantes entre 10 e 14 anos vão desenvolver ideias e buscar soluções no III Hackaton Educacional do Nordeste, promovido pela Maple Bear Natal, em parceria com For Education Edtech, empresa representante da Google no Brasil. A maratona, que envolve empreendedorismo e inovação, começou na manhã desta quarta (29) e vai até sexta (1º). A edição do ano passado foi destaque nacional da marca Maple Bear em todo o país.

No total, são 15 equipes de 6 alunos, somando 89 crianças e adolescentes. O objetivo final é a programação de um jogo que vai propor soluções para o tema em questão. A problemática é abrangente e envolve diversas questões.

Atualmente, a população natalense sofre com a falta de ônibus depois que a frota foi reduzida durante a pandemia. 34 linhas foram retiradas de circulação e existem decisões judiciais determinando o retorno integral, o que ainda não aconteceu. Um chamamento público foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade para que o transporte opcional assuma parte desses trajetos.

Além disso, os usuários esperam há anos pela licitação do transporte público, que deve trazer melhorias e uma redistribuição das linhas em todas as regiões. A expectativa é que o edital seja lançado em agosto.

Os constantes aumentos nos preços dos combustíveis também podem ter impacto na mobilidade e no sistema de transporte. Com o litro da gasolina custando quase R$ 8 na capital, muita gente está preferindo deixar o carro em casa e optando pelo uso de alternativas, como é o caso das bicicletas. Mas será que a cidade possui uma boa malha de ciclovias e ciclofaixas? A problemática também envolve a necessidade de obras de infraestrutura viária, acessibilidade pra pessoas com deficiência, entre outras.

Os estudantes vão ter até as 17h desta quinta (30) para finalizar os trabalhos. A diferença deste ano é que as crianças e os adolescentes vão pernoitar na escola durante a maratona, numa imersão no melhor estilo Campus Party. A apresentação final das ideais, a entrega das premiações e dos certificados acontece na sexta, dia 1º de julho.

“Para este ano, acredito que podemos promover um evento ainda mais relevante, pois é a nossa terceira edição e muitos dos estudantes já estão ambientados com a perspectiva de buscar soluções para os problemas cotidianos, visto que essa é uma das diretrizes da educação canadense”, disse o coordenador do ensino fundamental da Maple Bear Natal, Olavo Vitorino.

BG