Exposição ‘Casa da Cidinha’ busca ensinar cidadania para crianças através de obras de arte em Natal


Projeto segue até o próximo domingo (3) e é possível agendar visitas de escolas públicas e privadas. Direitos, deveres e valores como empatia e generosidade são temas tratados. Casa da Cidinha segue até o dia 3 de novembro no Solar Bela Vista
Divulgação
A exposição “Casa da Cidinha – Cidadania para Crianças” está aberta para visitas do público no Solar Bela Vista, na Cidade Alta, onde segue até o próximo domingo (3). A entrada é gratuita. O projeto busca usar a arte como atrativo para falar sobre questões de cidadania para as crianças.
O jovens tem contato com Constituição brasileira, sobre direitos e deveres do cidadão, além de valores como solidariedade, compaixão, empatia e generosidade.
“Na primeira parte da visitação a ideia é sensibilizar o visitante para ele acionar os valores da generosidade, empatia, compaixão e solidariedade. A gente quer plantar uma sementinha disso neles. Depois, vamos para o Salão da Vida em Sociedade para falar de nação, etnias, leis, direitos e deveres. Ao final, eles vão se deparar com uma balança onde vão ter que equilibrar os direitos e deveres”, explicou Tatiane Fernandes, curadora da exposição.
Escolas da rede pública e privada também podem agendar visitas. Na inauguração, na sexta-feira passada, crianças assistidos pelo projeto social Interliga, da cidade de Riachuelo, visitaram o espaço. Para a monitora dos jovens, a estudante de Direito Brena Munice, a exposição é uma oportunidade para passar informações sobre as leis brasileiras de forma lúdica. “Essa tradução é um desafio, sim, mas essa exposição tornou tudo mais fácil porque ela é ativadora de sentidos. É um quadro com poucas palavras, é a junção de símbolos estruturantes que torna essa tradução mais fácil para as crianças”, disse.
O circuito é ilustrado com painéis, quadros e esculturas dos artistas visuais Jack Monteiro e Anderson Leão. “É bem difícil traduzir uma única palavra em uma imagem que sintetize a mensagem que a exposição quer passar. As ilustrações foram feitas de forma simples para que a criança pudesse interagir com a obra e se identificar. Eu acredito que elas vão chegar aqui e vão ter uma visão muito intuitiva”, disse Jack, que é é ilustradora de livros infantis.
A exposição acontece até o próximo domingo (3). De segunda a sexta-feira, o local está aberto para visitação das 8h30 até às 16h. No fim de semana, a Casa da Cidinha estará aberta ao público das 10h às 17h.
As escolas da rede pública a privada podem agendar visitas durante a semana pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (84) 9-9657-4466.