Fifa suspende dirigente espanhol após beijo forçado em jogadora na final da Copa do Mundo

Foto: Reprodução

A Fifa suspendeu neste sábado o presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales, de todas as atividades relacionadas ao futebol por três meses, enquanto investiga alegações de um beijo não consensual nos lábios da jogadora Jennifer Hermoso após a Espanha vencer a Copa do Mundo.

A suspensão das atividades nacionais e internacionais entra em vigor imediatamente, disse a entidade administrativa do futebol mundial em um comunicado sobre a decisão tomada pelo chefe do comitê disciplinar, Jorge Iván Palacio.

A Fifa abriu procedimentos disciplinares contra Rubiales na quinta-feira (24) pelas ações no último domingo em Sydney. Rubiales disse que iria se defender para provar sua “completa inocência”.

Rubiales, de 46 anos, tem adotado um tom desafiador sobre o beijo –  condenado como indesejado por Jennifer, suas colegas de time e pelo governo espanhol – argumentando que foi consensual.

Mais cedo, nesse sábado (26), a federação que ele lidera disse que continuaria a seu lado. Grupos feministas fizeram manifestações em Madri, Santander e Logrono pedindo a renúncia do dirigente.

Rubiales se recusou a renunciar na sexta-feira (25), tentando defender seu comportamento e dizendo que o beijo foi “espontâneo, mútuo, eufórico e consensual”. Jennifer, por sua vez, alega que não deu consentimento ao beijo e se sentiu “vulnerável e vítima de uma agressão”. (Portal da Tropical)