Filme potiguar ‘Sideral’ entra em pré-lista de indicados para disputa do Oscar

Foto: Divulgação

O filme potiguar Sideral entrou na pré-lista de indicados ao Oscar (chamada de “Shortlist”) na categoria de “Melhores curta-metragens live-action”. A academia divulgou nesta quarta-feira (21) os pré-selecionados em 10 categorias.

Estar nessa pré-lista significa que o filme potiguar venceu uma concorrência prévia de 200 filmes e concorre agora com outros 14para poder estar entre os cinco indicados finais na categoria no dia da cerimônia do Oscar.

O resultado com os indicados que vão concorrer à estatueta será divulgado pela academia no dia 24 de janeiro. A cerimônia será no dia 12 de março.

“É difícil medir a emoção agora, estamos em êxtase. Mas acho que consigo medir um pouco da dimensão que é representar o Brasil nesse estágio do Oscar, sendo um filme produzido no Rio Grande do Norte. Infelizmente Marte Um não entrou na shortlist, pois queríamos mais brasileiros de fora do centro do país que produzem cinema nacional, para mostrar a grandeza do nosso cinema”, disse um dos produtores do filme, Pedro Fiuza.

“E é isso que ‘Sideral ‘representa para nós: o trabalho de muitos anos sendo feito com muito esmero e agora reconhecido”.

O filme

Sideral é um filme do diretor Carlos Segundo e foi filmado nas cidades de cidades de Natal, Ceará-Mirim e Parnamirim. O filme concorreu à Palma de Ouro, em Cannes, em 2021, e foi exibido no festival – se tornando o primeiro filme potiguar a conseguir esse feito.

“Sideral” é uma ficção que se desenvolve no futuro, em torno do histórico dia do lançamento do primeiro foguete tripulado brasileiro na Base Aérea de Natal e como isso afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos.

Com produção brasileira de Mariana Hardi e Pedro Fiuza, através da Casa da Praia Filmes, “Sideral” é um filme genuinamente natalense com equipe e elenco de profissionais potiguares, estrelado por Priscilla Vilela e Enio Cavalcante.

g1-RN