General Girão e mais 11 deputados do PSL São afastados das atividades partidárias na câmara, pelo período de um ano

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acolheu pedido do PSL para suspender 12 deputados das funções partidárias pelo período de um ano. A decisão foi publicada na edição desta quarta-feira (3) do “Diário Oficial da Câmara”.

Desde o ano passado, o PSL vive uma crise interna que opõe, de um lado, uma ala ligada ao presidente Jair Bolsonaro e, de outro, o grupo ligado ao presidente do partido, deputado Luciano Bivar (PSL-PE). A disputa provocou um racha que culminou na saída de Bolsonaro da legenda.

Ficam suspensos:

  1. Aline Sleutjes;
  2. Bibo Nunes;
  3. Carlos Roberto Coelho de Mattos Junior;
  4. Caroline Toni ;
  5. Daniel Silveira;
  6. Elieser Girão Monteiro Filho;
  7. Filipe Barros;
  8. Junio Amaral;
  9. Hélio Lopes;
  10. Márcio Labre;
  11. Sanderson;
  12. Vitor Hugo de Araújo Almeida

Os deputados suspensos continuarão no exercício do mandato, mas não poderão mais ocupar cargos de liderança ou vice-liderança para representar o partido na Câmara.

Além disso, eles perdem as prerrogativas junto à bancada e ao partido. Perdem também cargo e função que estejam exercendo em decorrência da representação e da proporcionalidade partidária.

Os 12 suspensos, porém, mantém o direito de disputar as convenções para escolha dos candidatos nas eleições municipais de 2020 pelo prazo de 12 meses.

G1/Brasília