Governadora do RN assina ordem de serviço para instalação de equipamentos na barragem de Oiticica

Barragem de Oiticica no Rio Grande do Norte obras RN — Foto: Sandro Menezes

A governadora Fátima Bezerra (PT) assinou nesta quarta-feira (5) a ordem de serviço para instalação dos equipamentos hidromecânicos das comportas do complexo de Oiticica que vão controlar o volume do reservatório e a vazão de água que será liberada para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves.

Os serviços serão realizados pela Hydrostec, empresa que já fez trabalhos em outras obras do projeto de transposição de água do São Francisco.

O contrato assinado é de R$ 14,5 milhões e o prazo para conclusão da obra é de 180 dias.

“Depois da barragem Armando Ribeiro Gonçalves, esse é o maior investimento realizado em infraestrutura hídrica no Estado. Sem o projeto de integração de bacias do São Francisco, Oiticica não existiria”, disse a governadora Fátima Bezerra.

A previsão da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) é entregar as obras sociais do complexo Oiticica no primeiro semestre deste ano. A conclusão está prevista para dezembro de 2022.

Termo de serviço foi assinado nesta quarta-feira (5) — Foto: Pedro Carvalho
Termo de serviço foi assinado nesta quarta-feira (5) — Foto: Pedro Carvalho

Localizada a 25 quilômetros de Jucurutu, a estrutura para receber os 880 moradores da centenária comunidade Barra de Santana está com 95% da obra concluída, faltando as ligações de água e luz e a construção do acesso rodoviário.

De acordo com o governo do RN, Nova Barra de Santana terá 218 moradias. Os proprietários de imóveis rurais situados na área inundável da bacia hidrográfica serão transferidos para agrovilas como a Jucurutu, que está em fase final de conclusão.

“Essa peça que será instalada é quem vai medir a vazão de regularização do leito do rio Piranhas, entre as barragens de Oiticica e a Armando Ribeiro Gonçalves”, disse o secretário da Semarh, João Maria Cavalcanti.

Com capacidade para 590 milhões de metros cúbicos, Oiticica é a maior obra em curso no Rio Grande do Norte e vai atender a 43 municípios e uma população estimada em 800 mil habitantes.

G1RN