Governadora Fátima Bezerra prorroga o reinício das aulas presenciais

Aulas seguem suspensas em todos os níveis: ensino infantil, fundamental, médio, superior, técnico e profissionalizante — Foto: Secom/PMN

 A governadora do RN reforçou o novo decreto, anunciado ontem, 13, que prorroga o reinício das aulas presenciais. “O adiamento desse reinício atende recomendações do Comitê Científico de assessoramento ao Governo. Mesmo registrando quadro de melhora na pandemia, com redução de mortes e casos confirmados, os especialistas entendem que as condições sanitárias existentes não são favoráveis ao retorno de aulas presenciais”, argumentou. Fátima Bezerra informou que na próxima semana o Comitê Setorial da Educação se reunirá com representantes das escolas públicas e particulares e com o Comitê Cientifico.

O secretário de Estado da Educação, Getúlio Marques disse que a retomada das aulas presenciais precisa levar em conta os deslocamentos de alunos, pais e profissionais da educação e não apenas a preparação das escolas com a adoção das medidas protetivas.

“Precisamos respeitar o direito à vida que é inalienável. O adiamento foi decidido após ouvir o Comitê Científico de Especialistas e o Comitê Setorial da Educação que é formado por 15 entidades, inclusive estudantes e representantes das escolas particulares. Nos reunimos ontem e constatamos que ainda não há condições adequadas para retorno às aulas presenciais”, afirmou.

“Continuamos acompanhando e discutindo condições de segurança na escola e nos deslocamentos da comunidade escolar. O cuidado não deve ser só dentro do prédio, mas também com o deslocamento das pessoas. Os meios de transporte são um dos locais onde alunos e professores podem se contaminar, estendendo a contaminação às escolas, mesmo àquelas que tomaram todas as medidas protetivas.  Hoje no Brasil só a cidade de Manaus retornou às aulas presenciais”, explicou o secretário de Educação para confirmar que no RN 82% das escolas estaduais têm atividades não presenciais.

DADOS

Maura Sobreira, subsecretária de planejamento e gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) disse que ainda é preocupante a incidência de casos de Covid-19 nas regiões do Seridó e Oeste, que apresentam grandes índices nos municípios de Apodi e Jardim de Piranhas, por exemplo. Mesma preocupação também está direcionada a municípios como Areia Branca e Guamaré, que registram índices de mortalidade por Covid-19 acima da média. A Sesap vem fortalecendo as ações protetivas e de assistência em conjunto com as prefeituras nas cidades onde a pandemia é crescente.

A atualização dos dados epidemiológicos mostra que nesta sexta-feira, 14, a taxa geral de ocupação de leitos é de 57%. Por região, a ocupação de leitos é máxima em Pau dos Ferros (100%), seguida do Seridó (73%), Oeste (66%) e Metropolitana de Natal (54%). Há 380 pacientes internados em hospitais das redes pública, privada e filantrópica – 204 em leitos críticos e 176 em leitos clínicos. A fila de regulação tem 10 pacientes. Os casos confirmados somam 57.467, as mortes chegaram a 2.041 (2 nas últimas 24 horas) e há 204 óbitos em investigação.