Governo de SP avança 6 regiões para a fase amarela da quarentena, que permite funcionamento de restaurantes até 22h

Governador do estado de São Paulo, João Doria-PSDB. Foto: Divulgação

O governo de São Paulo avançou nesta sexta-feira (5) seis regiões do estado para a fase amarela do plano da quarentena, em que comércio e restaurantes são permitidos a funcionar até 22h. A nova reclassificação do Plano São Paulo passa a valer já neste sábado (6).

Araçatuba, Baixada Santista, Campinas, Grande São Paulo – incluindo a capital -, Registro e Presidente Prudente foram para a fase amarela.

Barretos, Ribeirão Preto, Marilia e Taubaté passam para a fase laranja da proposta. Já a região de Araraquara regrediu para a vermelha, a mais restritiva, na qual permanecem Bauru e Franca.

Após pressão de setores do comércio, a gestão João Doria (PSDB) já havia suspendido na quarta-feira (3) o decreto que colocava todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva, aos finais de semana por causa da pandemia de Covid-19. Na ocasião, o governador também anunciou um pacote de medidas de auxílio ao setor de bares, restaurantes e comércio, que protestaram contra o fechamento das atividades.

Pela previsão inicial, a medida, em vigor desde o dia 25 de janeiro, permaneceria até 7 de fevereiro. Com o anúncio de quarta, também deixa de valer já no sábado (6).

As reclassificações das regiões do Plano São Paulo são sempre anunciadas em sextas-feiras, e passam a valer na segunda-feira seguinte. No entanto, Doria também decidiu antecipar a vigência da fase amarela já para este sábado.

Com isso, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão nas fases amarela e laranja do plano de flexibilização econômica.

G1