Governo federal anuncia R$ 280 milhões para obras hídricas no RN

Obras da Barragem de Oiticica, no Rio Grande do Norte. Foto: RENATO SOUZA/R7

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (22) o repasse de R$ 280 milhões para obras de acesso a água no Rio Grande do Norte. Entre os empreendimentos que receberão os recursos está a Barragem de Oiticica, que terá capacidade para armazenar 550 milhões de metros cúbicos.

A obra da barragem tem 50 anos e é alvo de várias disputas na Justiça. Cerca de 12 famílias que vivem na região a ser alagada ingressaram com ações judiciais para não deixar a localidade. O governo afirma que uma cidade foi construída em área próxima para abrigar os moradores e que as famílias atingidas receberam indenizações.

A construção está 91% concluída e, quando pronta, deve beneficiar 320 mil pessoas. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, anunciou o envio dos recursos, que serão repassados ao governo do estado, e disse contar com o Executivo local para colaborar nas negociações para liberação da barragem. A governadora é Fátima Bezerra (PT), que faz oposição ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

“Temos que resolver essa situação. Não pode ser uma discussão eleitoral. Empenhamos o recurso para construção de casas e indenizações das famílias. Mas ainda temos 12 delas que resistem à obra. Temos que ter uma conversa madura com o estado. A governadora Fátima Bezerra é oponente política do presidente. Mas ele não é oponente do povo potiguar. Não tenho dúvidas de que o governo do estado vai nos ajudar”, disse Marinho.

A barragem representa a chegada das águas do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte. O ministro também anunciou a construção da Adutora do Agreste Potiguar, que terá 330 quilômetros de dutos para levar água a famílias que sofrem com a seca.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já havia anunciado, em junho, recursos para a conclusão da obra. 

R7