Idosa é presa após chamar jovem de “macaco preto” e “macaco seboso” na zona Oeste de Natal

Uma idosa de 64 anos foi presa após cometer crime de injúria racial contra um jovem de 18 anos. O caso aconteceu no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal, nessa terça-feira (31). A vítima, identificada como Felipe Santiago, acionou a polícia.

Segundo o jovem, a confusão começou após ele defender a mãe de piadas de mau gosto feitas pelo esposo da idosa presa. “O esposo dela tem o costume de tirar piadinhas com a minha mãe, ela é solteira. Ele estava descendo na mesma rua que eu. Eu simplesmente cheguei como um homem, como um filho, eu não gostei da situação que vinha comentando comigo. Eu pedi: ‘mais respeito pela minha mãe’. Falei desse jeito”, contou.

Durante a conversa com o homem, a idosa apareceu e começou a proferir as injúrias raciais. “Então, a idosa apareceu e tomou as dores dele. Viu que estava tendo uma confusão e começou a me julgar do nada. Tem seis testemunhas para falar isso. Ela começou a me chamar de ‘macaco preto’, ‘macaco seboso’, disse que eu era um lixo. Isso magoa”, detalhou.

O crime revoltou o jovem, que contou à TV Tropical que nunca havia passado por isso. “Foi a primeira vez. Isso me chateou bastante. Via casos com meus amigos. Só sabe quem passa”, falou.

A idosa foi ouvida pela Polícia Civil e autuada por injúria racial. Ela ficou presa e deve passar por audiência de custódia. “As pessoas tem que aprender que existem leis que protegem todas as pessoas. Racismo é crime inafiançável”, comentou um policial militar que participou da ocorrência.

O jovem ainda acrescentou que fez questão de denunciar como uma forma de combater o crime e tentar inibir atos como esse. “É o certo a se fazer. Eu sei que é um negócio chato, por causa do filho e do marido dela, mas é por casos como esse que continuam tendo casos de racismo no Brasil. Eu não posso baixar a cabeça para isso”, completou.

Em janeiro deste ano, o crime de injúria racial passou a ser equiparado ao racismo. Dessa forma, o delito se tornou inafiançável e imprescritível, além de ter a pena elevada. Anteriormente, a injúria costumava ser punida com multa e prestação de serviços comunitários.

Portal da Tropical