Inmet alerta para chuvas de até 100 milímetros em todo o RN

Chuvas vão atingir todo o Rio Grande do Norte neste fim de semana — Foto: Divulgação/Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas fortes, com potencial para atingir um acumulado de até 100 milímetros, em todo o Rio Grande do Norte. O aviso é válido até 11h da terça-feira (21).

O alerta do Inmet é de “perigo”, o segundo numa escala de três níveis de preocupação. O nível inicial é o “perigo potencial” e o mais intenso é o “grande perigo”.

Entenda as escalas de alerta do Inmet

EscalasDescrição
Perigo potencial (amarelo)Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário.
Perigo (laranja)Situação meteorológica perigosa. Mantenha-se muito vigilante e informe-se regularmente sobre as condições meteorológicas previstas. Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autotidades.
Grande perigo (vermelho)Situação meteorológica de grande perigo. Estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional. Grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e os possíveis riscos. Siga as instruções e conselhos das autoridades em todas as circunstâncias e prepare-se para medidas de emergência.

Fonte: Inmet

Segundo o órgão, as chuvas podem atingir de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mm/dia. Os ventos também chegam a entre 60 e 100 km/h.

Entre as recomendações, o Instituto diz que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e também não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se for possível, outra orientação é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Para orientações e no caso de emergência, devem ser acionados a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

O alerta também é válido para cidades da ParaíbaPernambucoAlagoasCearáPiauí, Maranhão, Pará e Amapá.

G1RN