Inteligência Artificial na Educação: RN usa algorítimo para analisar risco e combater a evasão escolar


Segundo secretaria, dados deverão apontar quais alunos têm maior chance de abandonar a escola antes que isso aconteça. Em 2018, evasão foi de 11,6% no Ensino Médio. No RN, algorítimo deverá apontar a gestores escolares quais alunos têm maior chance de abandonar a escola
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A inteligência artificial deverá se tornar um apoio no combate à evasão escolar no Rio Grande do Norte. De acordo com a Secretaria de Educação do Estado, um algorítimo que já foi implantado vai usar dados para revelar quais estudantes possuem risco de abandonar a escola antes que isso ocorra. Somente em 2018, o índice de evasão chegou a 11,6% nos anos do Ensino Médio, segundo a pasta.
A ideia é que as escolas consigam prever e traçar estratégias de combate ao problema, segundo a coordenadora de Gestão de Informação e Tecnologia da Secretaria, professora Ana Paula Flor. Tudo deve funcionar através do SigEduc – um software usado por gestores e professores da rede estadual de ensino.
“Por meio da tecnologia, nós conseguimos fazer uma prevenção para evitar essa evasão. O SIGEduc traz essa funcionalidade em que se utiliza a predição e mostra os estudantes que têm alto risco de evadir durante o ano letivo”, afirmou a professora.
Ainda de acordo com ela, os esforços feitos pelos órgãos de ensino no país sempre são voltados para agir após o momento da evasão, porém, com essa iniciativa, o estado quer se antecipar ao problema.
“Nós disponibilizamos para gestores de escolas e regionais, além dos professores, todos aqueles alunos que têm alto início de evadir, no início do ano letivo, para que os educadores possam atuar e evitar que eles abandonem a escola”, complementa.
De acordo com Gleydson Lima, diretor da ESIG Software, que implementou o recurso no SIGEduc, a Inteligência Artificial vai analisar o perfil dos alunos matriculados.
“Fizemos um trabalho de ciência de dados em que se buscou entender todo o comportamento dos alunos que abandonam a sala de aula. Avaliamos sobre o que mais influencia na questão da evasão e, assim, criamos um modelo de inteligência artificial capaz de prever esse evento. Para cada aluno, o algoritmo dará uma probabilidade: alta, média ou baixa de abandono. Isso já está disponibilizado para gestores e professores”, explicou.