O América-RN não vence o Campeonato Potiguar de forma direta desde 1982, quando conquistou os três turnos disputados na oportunidade. O mesmo ano foi o último em que foi campeão invicto. São dois feitos históricos que podem ser sacramentados com uma só “tacada” nesta quarta-feira.
Campeão do primeiro turno, o América decide o returno com o Santa Cruz de Natal no Estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, a partir das 20h. Não há vantagem para nenhum dos lados. Se houver empate, o título será decidido nos pênaltis.
O título de 1982 fechou o tetracampeonato consecutivo do América. O time rubro ficou marcado na memória de muitos torcedores, contando com ídolos como Ivan Silva, Baltazar Germano, Curió, Silva e Severinho.
Aquela campanha invicta teve 16 vitórias e 15 empates. O jogo que carimbou o tetra foi um empate sem gols com o Alecrim, no dia 1º de dezembro de 1982, no antigo Estádio Castelão. O América jogou a final com Rafael; Saraiva, Lúcio Sabiá, Ivan Silva e Vassil; Baltazar Germano (Didi Duarte), Gilson Gaúcho e Aílton (Júnior); Curió, Silva e Severinho.
– Espero que, no jogo de amanhã (quarta-feira), o América consiga vencer o Santa Cruz e iguale a campanha de 1982. É um título inesquecível, um grande grupo, estádio lotado. Espero que repita este feito, que aconteça de novo, e que o América dê um ‘liso’ no campeonato – comentou Severinho, que participou dos títulos estaduais do América em 1980, 1981 e 1982, e, posteriormente, nos anos de 1987 e 1988.
– Será um jogo difícil, o Santa Cruz tem uma boa equipe, um grande treinador. Mas a minha torcida é para que tudo dê certo e que o América possa vencer e igualar esta marca de 1982 – reforçou.
G1/RN