“Isso é um avanço sem igual”, diz o secretário da Semtas, Adjuto Dias, referindo-se ao Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo que será inaugurado nesta terça-feira, em Natal

0

Capacitar pessoas desempregadas e inseri-las no mundo do trabalho tem sido um dos principais objetivos da gestão  municipal em Natal, principalmente em virtude da pandemia do novo coronavírus. Cursos de qualificação, orientações sociais e profissionais  e interlocução com o setor empresarial farão parte do novo centro que a Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugura nesta terça-feira (31), às 18h.

 

Nova estrutura concentrará oferta de emprego e qualificação Foto: Semtas

O Centro Municipal de Trabalho e Empreendedorismo (CMTE), localizado  na Av. Presidente Bandeira, 765, próximo ao Nordestão, no bairro do Alecrim, um espaço ofertado para o desenvolvimento do empreendedorismo, de apoio ao micro e pequeno empresário; aos natalenses que buscam oportunidade de emprego, e de se qualificarem. Um local para desenvolver ideias e projetos e fazer gerar renda e formalização de atividades autônomas;  fomentar a atividade econômica, com um olhar diferenciado. O novo equipamento do município  vai comportar os dois centros municipais de Trabalho, Emprego e Renda, que antes funcionavam na Cidade Alta e no Alecrim. 

Dentre os serviços  disponibilizados no Cmte: atendimentos do Sine Natal com Habilitação de Seguro desemprego; cadastramento de vagas e encaminhamento para vagas de emprego; emissão de RG, Orientação para o Empreendedorismo; Captação de Vagas de Emprego; Intermediação de Mão de obra; Orientação Profissional; Serviço Social; Qualificação Profissional; Cursos de Qualificação profissional nos dois turnos (Manhã e Tarde), oficinas de comportamento para o mundo do trabalho e oficinas de educação financeira . Além disso, parte do Departamento de Gestão, Empreendedorismo, Artesanato e Economia Solidária (Degeaes), da Semtas, estará no novo prédio com ações voltadas aos artesãos locais, desenvolvendo ainda mais a economia solidária e o empreendedorismo no segmento.

 “Nosso objetivo é  oferecer ao natalense num único local, uma reunião de serviços que possibilitem empregabilidade, empreendedorismo e qualificação profissional. Nosso amplo programa de qualificação profissional será retomado agora com força total neste segundo semestre. Vamos oferecer cursos de capacitação em diversas áreas. O desenvolvimento do empreendedorismo vai absorver esse público, encaminhando para o mundo de trabalho ou orientando sobre a abertura do próprio negócio. Isso é um avanço sem igual”, concluiu o secretário da Semtas, Adjuto Dias.

Outro diferencial é que o novo centro contará com uma sala voltada especialmente para o fomento do Empreendedorismo, ofertando o tratamento diferenciado e favorecendo Microempresas, Empresas de Pequeno Porte, Microempreendedores Individuais e empreendimentos de economia solidária. Possibilitando que os alunos possam receber direcionamento para abertura de seu próprio negócio.

O atendimento ao público será realizado de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui