Joe Biden: nada indica que os três últimos objetos voadores derrubados sejam balões de espionagem chineses

Joe Biden durante discurso em 16 de fevereiro de 2023 — Foto: Kevin Lamarque/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que não há nada que indique que os últimos três objetos aéreos derrubados no país são balões de espionagem da China (veja abaixo o que se sabe dos quatro objetos derrubados pelos EUA em fevereiro).

“Nada no momento sugere que eles estivessem relacionados ao programa de balões espiões da China ou que fossem veículos de vigilância de qualquer outro país”, disse Biden.

O presidente afirmou que ainda não se sabe exatamente o que são os três objetos, mas citou a possibilidade levantada esta semana pela inteligência americana, de pertencerem a alguma empresa privada para fazer pesquisas (muitas empresas têm objetos que operam em alturas, segundo ele).

As forças armadas estão no processo de recuperar os três objetos, e haverá mais informações quando isso ocorrer, disse Biden nesta quinta-feira (16).

Congressistas dos EUA estavam exigindo mais informações sobre os incidentes que têm deixado muitos norte-americanos perplexos. Esse foi um dos motivos pelos quais Biden fez o pronunciamento nesta quinta.

O presidente afirmou que um dos motivos pelos quais os EUA detectaram três objetos voadores não identificados é que, após a aparição do balão chinês de espionagem, no começo do mês, os radares de vigilância dos americanos foram reajustados para identificar objetos lentos no céu.

G1