Jovens potiguares vão integrar delegação brasileira em conferência da ONU sobre combate às mudanças climáticas


Marcado inicialmente para acontecer no Chile, COP25 sofreu alterações e vai acontecer em Madri, a Espanha. Elas pedem contribuição para participar da conferência. Giselli e Gabriela precisam de ajuda para participar de evento da ONU que vai acontecer na Espanha
Divulgação
Giselli Cavalcanti e Gabriela Baess foram selecionadas para integrar a delegação brasileira que vai participar da Conferência do Clima (COP25), conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) com foco no combate às mudanças climáticas. Elas são articuladoras da Engajamundo, uma organização não-governamental (ONG) que aproxima jovens de pautas socioambientais.
Um dos exemplos da atuação da ONG é o EduClima, um projeto de educação ambiental feito para o público jovem focado no tema das mudanças climáticas. Elas vão se juntar a outros dez jovens brasileiros que vão participar da conferência.
Giselli tem 25 anos, é psicóloga de formação e atua em projetos de educação ambiental em Natal. Gabriela, com 27, é formada em gestão de políticas públicas e em relações internacionais, e é participante ativa de movimentos ambientalistas na cidade.
Programada anteriormente para acontecer no Chile, a conferência foi cancelada pelo presidente local, Sebastián Piñera, e vai acontecer em Madri, capital da Espanha. Com isso, a dupla precisa reorganizar a logística e vai precisar de ajuda para poder participar do evento.
Para isso, elas organizaram uma campanha de financiamento online. Aberta até a próxima quinta-feira (14), as potiguares só terão acesso à verba caso a meta inicial, de R$ 25mil, seja alcançada. “A participação da juventude nesses espaços, especialmente do global sul, é essencial. Precisamos levar nossas pautas e entender quais decisões estão sendo tomadas”, diz Giselli.
COP25
A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou no último dia 1° que a COP25 será em Madri, na Espanha, após o Chile cancelar o evento. As datas da conferência também foram mantidas: 2 a 13 de dezembro.
O evento estava marcado para acontecer em Santiago, no Chile, nas mesmas datas. Mas, devido à onda de protestos que o país atravessa, o presidente Sebastián Piñera decidiu cancelar a realização da conferência.
A Conferência do Clima da ONU discute mudanças climáticas no mundo e como as nações podem trabalhar para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa, que provocam a elevação da temperatura no planeta.