Julho Verde: Vivaldo Costa faz alerta para diagnóstico precoce de câncer de cabeça e pescoço

Durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (6), o deputado Vivaldo Costa (PSD), que é médico, tratou um assunto muito importante no contexto da saúde pública. Em todo este mês acontece a campanha Julho Verde, que alerta para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço.

Cerca de 60% dos casos são descobertos tardiamente, aumentando as possibilidades de sequelas no paciente e diminuindo as chances de cura. “Todos os anos, quarenta mil pessoas adoecem de câncer na língua, boca, face, laringe, faringe, por isso como parlamentar e médico tenho por obrigação divulgar esta campanha. Muitos desses podem ser evitados”, contou.

Vivaldo disse que o tratamento precoce salva muitas vidas. “Sou médico há mais de cinquenta anos e minha luta foi sempre orientar as pessoas a terem saúde. Ter uma vida saudável e plena. A minha fala é alertar para a importância da prevenção do câncer de cabeça e pescoço. É dizer a população sobre medidas bem simples, sobre a higienização da cavidade bucal para prevenir o câncer. Evitar o sol ou então usar proteção com roupas adequadas e chapéus”, contou.

Os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no princípio da doença. O diagnóstico das lesões iniciais é fundamental para garantir que os índices de cura se aproximem de 100%. Com o seu desenvolvimento, alguns sinais e sintomas podem aparecer, como manchas brancas na boca, dor local, lesões com sangramento ou cicatrização demorada, nódulos no pescoço, mudança na voz e rouquidão, e dificuldade para engolir.